Karting ou cartismo, também
denominado kart ou carte, é uma variante
de automobilismo sobre veículos simples, de quatro rodas, micro-monopostos dotados
de motores de dois ou quatro tempos, refrigerados a água ou a ar. Têm chassis tubulares e
massa variando entre 70 e 150 quilos, dependendo do modelo. Existem campeonatos
de modalidades profissionais em todo o mundo, entretanto o país de maior
influência no kartismo, e em outras áreas do automobilismo, é a Itália. Mas muitas vezes
são dirigidos por diversão, como um hobby, sem necessariamente
ser profissional. Normalmente é reconhecido como a porta de entrada para outras
formas de automobilismo, geralmente mais caros e mais complicada. São
mundialmente conhecidos por “moldarem” pilotos de destaque em categorias
internacionais, como Barrichello, Ayrton, Alain Prost, Emerson Fittipaldi, Piquet, Michael e muitos outros.
Os karts foram
originalmente criados nos Estados Unidos nos anos 50 após a Segunda Guerra Mundial por pilotos de aviões
interessados em inventar um desporto para os tempos de folga. O
norte-americano Art Ingels é
internacionalmente conhecido como o pai do kart. Ele construiu o
primeiro kartódromo no sul da Califórnia em 1956. O desporto
rapidamente se espalhou para outros países e atualmente é muito praticado
na Europa.
No Brasil, o kart começou
a tomar forma na década de 60. Atualmente, a
corrida de maior destaque do kart nacional é a "500
Milhas de Kart Granja Vianna", em quais diversos pilotos
do mundo inteiro disputam volta a volta todas as 12 horas de prova.
Em Portugal, o karting apareceu
também na década de 60. Atualmente, há kartódromos espalhados por todo o país,
mas há, em maior número, na região centro do país.
Os principais nomes
da história dessa modalidade no Brasil são: Wilson Fittipaldi Jr, Emerson Fittipaldi, Ayrton Senna e Rubens Barrichello.
Para que haja
equilíbrio entre os competidores as provas são divididas em categorias que
observem os critérios de idade e experiência em corridas. No Brasil as
categorias oficiais são:
§ Mirim (PMK) – Para pilotos
com idade entre 6 e 8 anos
§ Cadete (PCK) – Para pilotos
com idade entre 8 e 11 anos
§ Junior Menor (PJMK) – Para pilotos
com idade entre 10 e 13 anos
§ Junior (PJK) – Para pilotos
com idade entre 12 e 14 anos
§ Novato (PK) – Para pilotos
iniciantes no kart e com mais de 14 anos de idade
§ Graduado B (PGKB) – Para pilotos com
mais de 14 anos promovidos das categorias PJ, PK, ou com diploma obtido em
escola de kart reconhecida pela CBA
§ Graduado A (PGKA) – Para pilotos
promovidos da PGKB
§ Sênior B (PSKB) – Para pilotos
com idade mínima de 25 anos
§ Sênior A (PSKA) – Para pilotos
PGKB, ou PGKA que atingiram a idade mínima de 25 anos, ou promovidos da PSKB.
§ Super Sênior (PSSK) – Para pilotos
com mais de 40 anos de idade
Parakart
O karting também
é utilizado como meio de inclusão por portadores de necessidades especiais, que disputam
corridas em igualdade de condições com os pilotos fisicamente normais. No
Brasil os mais destacados pilotos portadores de necessidades especiais são o
kartista paulista Júlio Reis (surdo) e o kartista paranaense Sergio Vida (paraplégico), com muitas
vitórias e títulos.
O Parakart é
a única prova de karting de nível amador reservado as pessoas
deficientes. A primeira e única edição foi realizada em Outubro 2002, no
circuito de Almancil (Algarve). Devido a participação de 24 pilotos oriundos de
9 países diferentes, atingiu dimensões internacionais. Foi alvo de varias
reportagens televisivas, artigos em jornais e tema de um livro.
Devido às
dificuldades de realização e falta de apoios, não houve, de momento, mais
nenhuma realização.
No Brasil, porém a
categoria encontra-se em crescimento com incentivos de empresas e empresários.
O primeiro campeonato oficial, chamado Copa São Paulo de Parakart, foi
disputado em 2008 no Kartódromo Internacional Granja Viana, com 5 etapas e
cerca de 10 pilotos inscritos. A segunda edição contou com 10 etapas e cerca de
15 pilotos. Em 2010 foi disputada a terceira edição, com 10 etapas e 21 pilotos
inscritos. Em 2011, amparado pela Lei de Incentivo ao Esporte, o Parakart contará
com o importante apoio da Sabesp, e seu principal
campeonato passará a se chamar Copa Sabesp de Parakart, com 10
etapas e 25 pilotos inscritos.
Em julho de 2009 foi
realizada, sob a chancela da Confederação Brasileira de
Automobilismo (CBA), a primeira edição do Campeonato Brasileiro de Parakart,
no Kartódromo Internacional Raceland, em Pinhais - PR, na qual se sagrou
campeão o piloto Dédo Jr. Já em julho de 2010, no segundo Campeonato Brasileiro
da categoria, disputado no Kartódromo Internacional Granja Viana, em Cotia -
SP, sagrou-se campeão o piloto Thiago Cenjor, seguido por Rafael Rodrigues
(também vice em 2009) e Rony Ederson. Está prevista a realização do terceiro
Campeonato Brasileiro de Parakart em julho de 2011, no
Kartódromo Ayrton Senna da Silva (Interlagos), em São Paulo - SP.
No intuito de
divulgar e popularizar ainda mais a categoria, além da Copa São Paulo (Copa
Sabesp) e do Campeonato Brasileiro, o Parakart tem marcado
presença em outros eventos importantes, como a Virada Esportiva da Cidade de
São Paulo e as 500 Milhas de Kart da Granja Viana, tradicional
prova que reúne os principais nomes do automobilismo brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário