quarta-feira, 18 de maio de 2011

Skate


O skate (pronuncia-se skêit) é um desporto inventado na Califórnia que consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos equilibrando-se numa prancha, chamada shape (em inglês: deck), dotada de quatro pequenas rodas e dois eixos chamados de "trucks". Com o skate executam-se manobras, com baixos a altos graus de dificuldade. No Brasil, o praticante de skate recebe o nome de skatista, enquanto que em Portugal chama-se skater. O skate é considerado um esporte radical, dado seu aspecto criativo, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados.
Os skates eram muito primitivos, não possuiam nose nem tail, eram apenas uma tábua com quatro rodinhas. O crescimento do "surf no asfalto" se deu de uma maneira tão grande que muitos dos jovens da época se renderam ao novo esporte chamado skate. Surgiam então os primeiros skatistas da época.
História
Década de 1960
No início da década de 1960, os surfistas da Califórnia mais ou menos na cidade de Los Angeles queriam fazer das pranchas um divertimento também nas ruas, em uma época de marés baixas e seca na região. Inicialmente, a nova "maneira de surfar" foi chamada de sidewalk surf. Em 1965, surgiram os primeiros campeonatos, mas o skate só ficou mais reconhecido uma década depois.
Década de 1970
Em 1973, o norte-americano Frank Nasworthy inventou as rodinhas de uretano, que revolucionaram o esporte. Um skate passou a pesar por volta de 2,5kg.
Por volta do ano 1975, um grupo de garotos revolucionou ainda mais o skate, realizando manobras do surf sobre ele. Esses garotos eram os lendários Z-Boys da também lendária equipe Zephyr. Essa equipe era de Venice, Califórnia, lugar o qual chamavam de Dogtown.
Em 1979,Alan Gelfand inventou o Ollie-Air, manobra com a qual os skatistas ultrapassam obstáculos elevados e é base de qualquer manobra. A partir disso, o skate nunca mais foi o mesmo. Essa manobra possibilitou uma abordagem inacreditavelmente infinita por parte dos skatistas. Não se pratica Street Style sem o domínio do Ollie-Air. Tom "Wally" Inouye também foi uma figura importante na história do skate na década de 70. Ele é mais conhecido pela assinatura de manobras como "wall rides" and "backside airs." Inouye começou IPS (Serviço de Piscina do Inouye) nos anos 70, e foi um dos primeiros skatistas de piscina.

"Em 1976 nós andávamos de skate em piscinas vazias. Ninguém sabia o tudo o que se podiam fazer então nós nos divertíamos e víamos até onde podíamos forçar"

— Wally Inouye, sobre no começo andar em piscinas
.
"Forçar" foi exatamente o que levou à suas assinaturas de manobras. O “wallride” (andar na parede), você anda com o skate pela parede e depois volta para o chão. "Nós todos tentávamos subir na parede. Eu acho que fui o único que conseguiu fazer isso", disse Inouye. E a manobra passou a ser chamada de Wallride e por isso o chamam até hoje de Wally.
O primeiro skatista nipo-brasileiro a chegar ao Brasil foi Jun Hashimoto em 1975, o mesmo abriu as portas para três gerações de descendentes japoneses no skate. Nomes importantes como o skatista brasileiro Lincoln Ueda.
Década de 1980
Na década de 1980, um dos revolucionários do esporte, principalmente na modalidade freestyle foi Rodney Mullen. George desenvolveu várias manobras como kickflip, heelflip, hardflip, casper, darkslide, rockslide, 50-50, body varial, nollieflip underflip, primo, reemo, varialflip, inward heelflip, 360 flip, fs flip, bs flip, varial heelflip, fs heelflip, bs heelflip, etc. Grande parte das atualmente é derivada destas manobras. Boy George foi diversas vezes campeão mundial, chegando a ser considerado o melhor e mais influente skatista do mundo na sua modalidade. Outro revolucionário, na modalidade Vertical, foi o mito Tony Hawk. Hawk inovou a maneira como os skatistas devem abordar o Half-Pipe, sempre procurando ultrapassar os limites de criatividade e dificuldade de execução das manobras.
Década de 1990
Nos anos 90, o carioca Bob Burnquist elaborou a última grande revolução no Skate: o Switchstance vertical. Essa é a técnica de se praticar Skate com a base trocada. Já era difundida na modalidade street, mas Bob foi o primeiro a popularizá-la na modalidade vertical. A partir daí, o Skate passou a não ter mais "lado", ou seja, não existe mais o lado da frente nem o lado de trás. As manobras realizadas com pé direito na frente do Skate, agora também são realizadas com o pé esquerdo na frente. Essa técnica quadruplicou o número de variações possíveis nas manobras. Para um skatista que deseja competir, é imprescindível o domínio de tal técnica.
Circuito Brasileiro de Skate Profissional
O Circuito Brasileiro de Skate Profissional foi inaugurado em 1989 na categoria street style, cujo vencedor foi o Paulistano Rui Muleque e realizado pela UBS (União Brasileira de Skate). A disputa conta, hoje, com provas passando por estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Brasília, realizadas pela CBSk (Confederação Brasileira de Skate).
• No ano de 1995 Digo Menezes conquista o primeiro título mundial de vertical para o Brasil.
• Em março de 1999 foi fundada em Curitiba a CBSk Confederação Brasileira de Skate, a entidade que regulamenta as normas e políticas voltadas ao desenvolvimento do skate (skateboard) no território brasileiro.
Anos 2000
É fundada em São Paulo a Associação Brasileira de Skate Feminino, por skatistas femininas, seu primeiro circuito ocorreu em 2005. Hoje a associação é filiada a CBSK.
Em 2001 Og de Souza, um skatista que em sua infância sofreu de poliomielite, foi citado nas revistas Tribo Skate, CemporcentoSKATE, entre outras. Em 2001 ganha o campeonato profissional no Best Trick (se deriva da palavra que vem do inglês) mesmo que melhor manobra.
Em 2008 e 2009, a Mega Rampa chega ao Brasil,onde foi montando no Sambódromo do Anhembi pelo skatista dos anos 80 George Rotatori. Na segunda edição(2009), Bob Burniquist consagrou-se Bicampeão do evento.

Modalidades


Street

No skate de rua (street), os praticantes utilizam a arquitetura da cidade, por exemplo, bancos, escadas e corrimãos e o calçamento (elementos do mobiliário urbano) como obstáculos para executar suas manobras e se expressar. É com distância a modalidade mais difundida e popular do skate.O street é também a modalidade preferida de diversas tribos ou grupos de skatistas.


Freestyle

Modalidade onde o skatista apresenta várias manobras em seqüência, geralmente no chão. O freestyle é considerado uma das primeiras modalidades do Skate. Onde os skatistas dão manobras de chão, juntando elas, dando-as em seqüências, como: flip 180, 360 flip, hardheel flip, hardflip, eles dão elas sem envolver obstáculos.


Vert ou Vertical

A modalidade vertical é praticada em uma pista com curvas (transições), com 3,40m ou mais de altura, três metros de raio e quarenta centímetros de verticalização, geralmente possuem extensões. A pista, que apresenta a forma de U, é chamada de half-pipe e pode ser feita de madeira ou concreto. O conceituado skatista Tony Hawk ficou famoso por suas grandes habilidades nos half-pipes. Tornou-se o que é graças à sua mãe que comprava batatas fritas para ele sobreviver nos treinos da sua escolinha de skate, onde começou a praticar o esporte aos 3 anos de idade. Aos 6 anos já tinha o patrocínio da Volcom, Vans, Element,entre outras. Nessa idade já fazia flips e grinds pela cidade, onde se machucava muito. Um desses machucados, conseqüente de um flip "mal chutado", afastou-o do esporte durante um ano, pois ele quebrou sua perna direita e ralou todo o joelho esquerdo, o que demorou muito para curar.
Pool Riding
É praticado em piscinas vazias de fundo de quintal, que com suas paredes arredondadas são verdadeiras pistas de skate. Na realidade as pistas de skate em forma de Bowl (bacia) são inspiradas nas piscinas, que tinham a transição redonda: azulejos e coping. O fundo redondo das piscinas americanas é para o caso de a água congelar as paredes não arrebentarem, pois nesse caso o gelo se deslocaria para cima, não fazendo pressão nas paredes. Na década de 70, alguns skatistas da Califórnia, mais precisamente de Santa Mônica, se aventuraram a andar em piscinas vazias, e assim foi criada o Pool Riding que atualmente é uma modalidade underground praticada por alguns skatistas que gostam de transições rápidas. Recentemente, em 1999, a Vans (uma marca de tênis para skatistas) inaugurou uma das maiores pistas da América, onde a atração principal é uma réplica da famosa piscina Combi Pool que ficava na extinta pista de Pipeline em Upland. E já promete outra pista para breve, sempre com a inclusão de piscinas no seu desenho.
Big Air
Modalidade criada por Danny Way outro que foi adaptada e atualmente é a principal competição do X Games. Colocando modalidades que também refletem parte do que os skatistas querem mostrar para o mundo, como o fim da disputas do "skate park" e mostrar disputas de "street skate", em obstáculos que verdadeiramente reproduzem o que os skatistas de street fazem.


Downhill Slide

Modalidade onde o atleta desce uma ladeira fazendo manobras em alta velocidade. Como muitos devem saber, um dos inventores do downhill-slide foi Clifford Coleman, um californiano de Berkeley que hoje tem 54 anos e continua praticando e muito o downhill-slide. Ele e seus amigos de sessão começaram a criar a arte de deslizar (Slide) por volta de 1965, mas somente em 1975 é que se encontraram num evento e puderam compartilhar suas experiências vividas nestes 10 anos e exibiram os primeiros slides em pé (Stand-up) de que se tem notícia. Com o passar dos anos, Cliff começou a desenvolver outro tipo de Slide, o Slide de mão, agachado, o qual poderia ser executado em velocidades maiores proporcionando uma maior segurança no Downhill, visto que este slide poderia ser utilizado como uma espécie de freio na descida de ladeiras maiores e/ou mais íngremes. Desenvolvendo a habilidade dos skaters de descer ladeiras cada vez maiores e mais rápidas (naquela época).Na atualidade, os melhores skatistas nesta modalidade estão no Brasil. Com destaque ao tri campeão mundial Sérgio Yuppie.
Downhill Stand-up

Cultura

No filme The Lords of Dogtown e Z-Boys é possível conhecer um pouco da história do skate. O filme conta a história dos Z-Boys, um grupo de skatistas dos anos 70 que revolucionaram o esporte. Vale lembrar que o filme acima citado é popularmente mais conhecido porém, não é o único que relata a história do "Z-Bouys". O filme foi inspirado em um documentário intitulado Dogtown & Z-Boys, que conta a história relatada pelos personagens participantes, em pessoa.
Um livro que conta a história do skate no Brasil é o livro A Onda Dura. O Livro percorre desde os primórdios do esporte até os anos 2000, contendo diversas imagens. Além do livro A Onda Dura, existem dois documentários importantes para a história do skateboarding brasileiro: Dirty Money - que conta a história de como surgiu a iniciativa de se editar o primeiro vídeo de skate no país - e Vida Sobre Rodas - que conta a histórias do skate brasileiro, da segunda metade da década de 80 até os dias de hoje, sob o ponto-de-vista de quatro importantes skaters brasileiros: Bob Burnquist, Sandro Dias "Mineirinho", Lincoln Ueda e Cristinao Matheus

Tem como finalidade descer a montanha (ladeira) imprimindo velocidade, os equipamentos necessários para a pratica do Downhill speed são (macacão de couro, ténis, luva com casquilho, capacete fechado, e um skate próprio para velocidade), o recordista mundial de velocidade é o brasileiro Douglas (Dalua), Dalua chegou a 130 km/h na ladeira mais rápida do mundo no RS-teutônia. Ano que também deu um enorme destaque aos "speeds" brasileiros junto ao ranking mundial da IGSA (Associação internacional de esportes de gravidade). Com destaque no 5º lugar para luiz Lins(T2) e o 10º lugar ao Juliano Cassemiro (Lilica), em um total de aproximadamente 450 pessoas de várias partes do mundo.
Longboard downhill
Consiste em descer ladeira executando manobras de slide, com um skate maior, chamado Longboard. Com características, bem próximas á modalidade Downhill Slide, no long, o estilo clássico do "surf" é mais explorado, no aproveitamento das laterais das pistas e da própria madeira(Shape). Hoje, com o desenvolvimento técnico não apenas dos equipamentos mais leves, mas da execução das manobras, o longboard downhill consegue equilibrar, agressividade, velocidade e o clássico ao mesmo tempo. Essa modalidade é a que mais comporta mulheres entre as demais encontradas na ladeira. No Brasil, a skatista Christie Aleixo tem destaque e é considerada uma das melhores no mundo nesta modalidade, além de praticar o speed e o slalom

Motocross


O Motocross (frequentemente encurtado para (MX) ou MotoX) é uma modalidade desportiva de motovelocidade, praticada sobre motocicletas de estilo off-road, são várias as categorias do Motocross, como: Arenacross, Trial e Enduro.
Competições
As Competições de motocross são geralmente realizadas em pistas fechadas com distâncias que podem chegar a 1,5 km, essas pistas incorporam características naturais do terreno com quantidades variadas de saltos, costelas (aequencia de lombadas e pequenos morros) e curvas. No Supercross a distância dos saltos é maior que as de pista de motocross.
As corridas de motocross ocorrem tradicionalmente em terreno molhado. As provas são divididas em varias categorias, onde grosseiramente podemos dizer que são amadores e profissionais, nas provas realizadas pelos profissionais as baterias podem durar ate 20 minutos, nas baterias amadoras 10 minutos. A sinalização em uma prova de motocross ocorre geralmente por placas ou bandeiras, cada cor de bandeira tem um significado:
• Quadriculada significa fim de prova.
• Amarela diminuir velocidade e proibido ultrapassar, pois ocorreu um acidente á frente.
• Azul dar ultrapassagem.
• Vermelha desclassificado. (fim de prova para quem a recebeu)
As corridas de motocross são ricas em imagens, o esforço dos pilotos em ultrapassar seus limites e de suas motos, em cada curva aumentando a velocidade e em cada salto adquirindo mais altura, faz desse esporte uma imã para quem assiste e não deseja perder uma imagem.
O esporte tem evoluído muito na década de 1990, recentemente mesmo ainda sendo um esporte de alto custo, mas as facilidades que vem se encontrando recentemente para aquisição de motos e pistas para treinamento. As motos de entrada para o esporte, que inicialmente as crianças iniciam acima de sete anos de idade, são as motos 50cc.
Máquinas
Existem diversas motos fabricadas exclusivas para as competições de motocross, possuem geometria e suspensões especiais para resistir às imperfeições do terreno, os pneus usados têm forma diferenciada para poderem aumentar a tração das motos nos terrenos molhados. Os motores podem variar de 2 t e 4T, os motores 2T foram muito utilizados algumas décadas atrás devido a facilidade de manutenção e pouca tecnologia existente na época, ofereciam alto torque em baixa e media rotação, os motores 4T mais modernos e usados recentemente possuem alta tecnologia, são projetados para oferecer a máxima potência possível que ele pode oferecer, possuem ampla faixa de torque em média e alta rotação.

As máquinas de solo têm os motores variando entre 50cc a 550cc. Nos anos adiantados dos motocross, a classe 500cc foi considerada a divisão do premier. Entretanto, enquanto a tecnologia progrediu, as bicicletas abertas da classe tornaram-se mais poderosas e poucos pilotos podiam montá-las em seus limites. As motos 250cc tornaram-se também mais rapidas com tecnologia mais nova e foram-se mais popularizadas, eventualmente superando as motos 500cc e transformaram-se na classe de maior competitividade.
A distinção a mais comum entre máquinas dos motocross é sobre os motores, se é dois tempos ou quatro tempos (four-stroke). Originalmente (década de 1960) todas as motos eram quatro tempos, porém o motor de dois tempos evoluiu, tornado-se mais popular na década de 1970 até 2000. O motor do dois tempo produz mais explosão do que um motor quatro tempos da mesma capacidade (cilindrada), porém o combustível é misturado com o óleo dois tempos. Quatro tempos continua a ser atualmente a melhor escolha, parcialmente no MX3. Devido à legislação ambiental uma geração nova de four-stroke foi introduzida na década de 1990s com a Yamaha YZ400. O esporte tinha adotado pela maior parte do tempo o quatro tempos no lugar de dois tempos, embora fosse usado ainda extensivamente e construído ainda por fabricantes. Estes esforço entre dois e quatro tempos despertaram tensões entre os fabricantes, com muitas rivalidades entre competidorescom para provarem quais os melhores.
Os materiais de pouco peso tais como o alumínio e omagnésio geralmente são usados como o equipamento original da fábrica ou vendidos no after-market.
Por causa da natureza física do motocross, os pilotos se esforçam fisicamente para absorver choque com seus joelhos. O assento longo e liso (sem degrau) é projetado permitir que os pilotos desloquem seu peso rapidamente para fornecer mais tração nos cantos, melhor que para o conforto.
Muitos pilotos, entretanto, modificam suas máquinas mais e mais, para melhor desempenho e para ter o comportamento da moto de acordo com suas próprias preferências ou apenas para a apreciação.
Demandas físicas
Um dos aspectos menos compreendidos do motocross que os não participantes não conhecem consiste no nível extremo da aptidão física requerido dos concorrentes. Aqueles alheios ao desporto supõem frequentemente que o piloto não está a fazer nada mais árduo do que conduzir um veículo motorizado em torno de um campo, exigindo do que dirigindo o carro da família em torno do bloco. Motocross exige muito fisicamente nos braços, no ombro, e nos glúteos. O extremo entre controle, força, resistência, reflexo, raramente é observado em um piloto que, aparentemente é camuflado sobre uma proteção corporal quase que igualada a dos antigos cavaleiros medievais, capacete, coletes, luvas, botas, joelheiras, calça com proteção, camisa, protetor de coluna e pescoço, óculos, protetor de nariz, ou seja, além do grande esforço o mesmo não tem a liberdade para transpirar, reação natural do corpo humano para resfriar a pele e conseqüentemente a corrente sanguínea. Sem esta liberdade de transpirar a temperatura do corpo sobe e exige ainda mais do piloto. Aos olhos do leigo, o salto é o ápice de uma corrida, porém para o piloto, o salto é o momento de descanso e relaxamento. As curvas e ultrapassagens são os pontos determinantes para um boa corrida.
Observando em detalhe ações de um piloto quando na velocidade em pista revela o por que. Ou devem manter o controle ultrapreciso de uma máquina que atravessa o terreno que a maioria de povos teriam a dificuldade e andam transversalmente ao manter tão a elevação de uma relação de velocidade possível. O piloto é montado em uma máquina que pesa pelo quase cem quilos e, em a maioria de nível profissional do elite, tem um motor que produza pelo menos cinqüenta cavalos-força. Os braços e os pés de um piloto estão no movimento constante durante uma prova, lutando pelo controle da motocicleta e absorvendo a energia produzida por aterrizagens de alta velocidade das alturas que excedem frequentemente vinte pés ou das colisões elevadas das pedaleiras, esse trabalho constante entre a motocicleta e o piloto. A força G produzida até os limites absolutos da força e da resistência de um piloto. Finalmente, uma prova de motocross típica dura pelo menos trinta minutos, mais duas voltas. Isso representa a metade de uma hora em que mais rapidamente o piloto o mais violentamente e frequentemente é posto em teste. E não há nenhum pausa. Pelo menos não se um piloto espera ganhar. [Manuais dos fabricantes de motocicleta, AMA, CBM]
O instituto nacional da saúde do esporte em Englewood, Califórnia testou diversos pilotos profissionais de motocross nos anos 80 adiantados como parte de um estudo comparativo da aptidão cardio-vascular dos atletas das várias disciplinas. Os atletas da trilha, do futebol americano e do futebol foram testados, entre outros. Os resultados de teste cardiaco do stress e da força compilaram revelado lá que os assuntos dos motocross tiveram tão a elevação de um nível da aptidão quanto do que toda a outra disciplina testada. (o artigo original se publicou no compartimento de DirtBike em 1980. A entrevista com Lackey do Brad, campeão de Motocross do mundo e um dos participantes do teste pareceu no Racer X ilustrado em 2004 e recounted aqui)

Freestyle


O Freestyle Motocross (FMX), um desporto relativamente novo, não é corrida e está concentrado apenas em executar manobras acrobáticas enquanto salta de moto de motocross. O vencedor é escolhido por um grupo dos juizes. Os pilotos são pontuados pelo estilo, nível de dificuldade da manobra, melhor uso do percurso e reação dos espectadores também.
Uma manobra executada é o backflip (looping), que foi completamente executada em uma moto 250cc por Carey Hart usando uma rampa especialmente projetada. Logo após, Mike Metzger executou esta manobra usando uma rampa padrão de freestyle e recepção de areia. [2] Mais recentemente, Mike Metzger fez realmente um Backflip sobre o Caesar's Palace Fountains [3] . Alguns consideram o BodyVarial 360° a manobra mais difícil que está sendo executada neste tempo. Esta manobra, chamado também de Carolla, foi executada primeiramente por Chuck Carothers no XGAMES 2004. Antes disso, o Backflip 360°, ou Off-axis Backflip, foi considerada a manobra mais desafiadora. Um outro piloto que está levando o Freestyle a um novo nível é Travis Pastrana. Em 2005, ele executou o primeiro Duplo Backflip (Double backflip) do mundo. Nos XGAMES 2006, Travis executou o primeiro Duplo Backflip do Mundo (em público) - Com isso, ele ganhou medalha de ouro de melhor manobra. E no Brasil o piloto mais conhecido que executa o back-flip é o Gilmar Flores (joaninha 99), campeão brasileiro dessa modalidade de motocross freestyle estilo livre.
Minibikes
O Pitster Pro, um minibike projetouvario especificamente para competir da Poço-Bicicleta. A mania a mais atrasada é adulto que compete nas motocicletas (50cc) diminutas chamadas minibikes ou Poço-Bicicletas. O conceito da Poço-Bicicleta era originalmente de modo que os pilotos sem redução dos motocross pudessem fàcilmente navigate os poços, a área designada para o estacionamento, e o ajuste - acima antes de um evento. A mania cresceu de lá. Os povos começaram “a hopping acima” das bicicletas e a competi-las uns contra os outros. Estes minibikes baratos projetaram para crianças pequenas são transformados frequentemente para o uso do adulto adicionando umas barras mais altas do punho, melhorando a suspensão, exaustão, plásticos. O outro “hop levanta” inclui os motores 75cc-147cc maiores, furados e frames reforçados. Nenhuma definição padrão de o que constitui uma poço-bicicleta por todas as saídas principais do corpo governando, mas a exigência normal é uns 12” de roda dianteira, e” a parte traseira uns 10. Nenhum dos 5 grandes manufatura (Honda, Yamaha, Suzuki, Kawasaki, e KTM) atualmente a oferta da “poço-bicicletas prontas raça”, porém algumas outras companhias estão começando a vender as bicicletas projetadas unicamente para esta finalidade. Estes incluem Pitster Pro, o SDG, e o MX de Sikk. A mania do minibike é predominatley em Califórnia do sul, mas está começando levantar-se na popularidade em outras áreas dos E.U. e do mundo. competir da Poço-bicicleta fêz exame de uma volta para mini-moto (Supermoto) também, geralmente competindo sobre vai-kart e trilhas apertadas, pequenas do veículo. Os cavaleiros desgastam geralmente uma combinação dos motocross e da engrenagem/couros streetriding.

David Belle


Nasceu e cresceu no Sena Marítimo, na Normandia. Oriundo de uma família simples dos subúrbios de Paris com antepassados relacionados com o desporto.
Os primeiros 14 anos de vida foram passados em Fécamp e mais tarde em Sables d'Olonne. Foi criado pelo avô materno Gilbert Kitte, que desde cedo despertou em David uma paixão para o heroísmo e o saber ajudar as outras pessoas. Tanto no avô como no pai existia um passado relacionado com o exército e os bombeiros. Seguiu as pegadas do seu avô e pai, tornando-se um Bombeiro Sapador Parisiense. Infelizmente devido a uma lesão no punho, desistiu e nunca mais voltou. Mais tarde, tratado da lesão, entrou no exército francês e ganhou mérito batendo recordes dos treinos. Venceu também o campeonado Essonne de obstáculos em tempo recorde.
David sempre foi uma pessoa simples e acredita no desporto para a vida diária. Procurava o que era útil. Aprendeu com o pai desde cedo a saber algumas técnicas/treinos militares que pôs em prática desde muito novo com os amigos(Yahn, Frederic Hnautra, David Malgogne,Sébastien Foucan e Kazuma).
A brincadeira originou o nome da prática, Parkour.
Parkour (por vezes abreviado como PK) ou l'art du déplacement (em português: arte do deslocamento) é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante — desde galhos e pedras até grades e paredes de concreto — e pode ser praticado em áreas rurais e urbanas. Homens que praticam parkour são reconhecidos como traceur e mulheres como traceuses.
Desportos
Desde cedo demonstrou gosto pela acção e movimentos rápidos. Aos 15 anos desistia da escola para dar inicio a modalidades desportivas como:
• atletismo
• ginástica
• escalada
• artes marciais
• método natural
Desenvolveu várias aptidões físicas, controle, equilíbrio e força para dominar o corpo com uma agilidade considerável. Sempre procurou no esporte algo que fosse útil e prático para o dia a dia.
Legado do seu Pai
Seu pai, Raymond Belle, antigo soldado vietnamita dedicou a sua vida a uma vida saudável e desportiva. Conhecido e respeitado pelos seus métodos de deslocação em ambientes extremos, Raymond seguiu ensinamentos do Francês Georges Hébert, nomeadamente pelo seu livro “Natural Method of Physical Culture”, onde o atleta interage com o ambiente natural, treinando o seu físico, com um percurso de deslocação por obstáculos.
Filmografia
• Babylon A.D (2008)
• Un Monde Meilleur(2006)
• Les Rivieres Pourpres 2 (2004)
• B13 - 13º Distrito (2004)
• 13º Distrito - Ultimato (2009)

Parkour


Parkour (por vezes abreviado como PK) ou l'art du déplacement (em português: arte do deslocamento) é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante — desde galhos e pedras até grades e paredes de concreto — e pode ser praticado em áreas rurais e urbanas. Homens que praticam parkour são reconhecidos como traceur e mulheres como traceuses.
O parkour foi criado na França, em Sarcelles, Lisses and Evry por David Belle. Quem pratica o esporte urbano Parkour é traceur.
Visão geral
Parkour é uma atividade física difícil de categorizar. mas uma arte ou disciplina que assemelha-se a auto-defesa nas artes marciais. De acordo com o fundador David Belle, o espírito no parkour é guiado em parte a superar todos os obstáculos em seu próprio caminho como se estivesse em uma emergência. Você deve mover de tal maneira, com quaisquer movimentos, para ajudá-lo a ganhar a maior vantagem possível de alguém ou em alguma coisa, quer seja escapando daquilo ou caçando em direção a isso. Assim, havendo um confronto hostil com alguém, as opções são conversar, lutar ou esquivar. Assim como as artes marciais são uma forma de treinamento para a luta, parkour é uma forma de treinamento para a fuga. Devido a dificuldade em categoriza-la, os praticantes frequentemente colocam-na em sua própria categoria: "Parkour é Parkour".
Uma importante característica desta disciplina é sua eficiência. Um praticante não só se move o mais rápido que puder, mas da maneira energeticamente mais econômica e o mais diretamente possível. Eficiência também envolve evitar ferimentos em curto e longo prazo, o que explica o lema não-oficial être et durer (ser e durar).
Terminologia
Os primeiros termos a descreverem essa forma de treinamento foram l'art du déplacement e le parcours.
O termo Parkour [/paʁ.'kuʁ/] foi definido por um amigo de David Belle. Ele deriva de "parcours du combattant", o percurso de obstáculo proposto pelo método de Georges Hébert como um treinamento militar clássico da América. O inventor do termo Parkour pegou a palavra "parcours", substituiu o "c" com o "k" para sugerir agressividade, e removeu o silencioso "s" como oposto à filosofia do parkour sobre eficiência (é preciso lembrar que o "o" não é mudo: em francês, distingue-se "ou", pronunciado [u], de "u", pronunciado [y]).
Traceur [tʁa.'sœʁ] e traceuse são substantivos derivados do verbo tracer que normalmente significa "traçar", sendo também traduzido como "ir rápido"
História
As inspirações para essa arte surgiram de várias partes, primeiramente pelo méthode naturelle (Método Natural de Educação Física) desenvolvido por Georges Hébert no século XX.[9] Soldados Franceses no Vietnã inspirados pelo trabalho de Georges Hébert criaram o treinamento militar: parcours du combattant. David Belle foi iniciado no treinamento militar e méthode naturelle por seu pai, Raymond Belle — um bombeiro Francês que praticava as duas disciplinas. David Belle continuou a praticar outras atividades como artes marciais e ginástica, buscando aplicar suas habilidades adquiridas de forma prática na vida.
Depois de se mudar para Lisses, David Belle continuou sua jornada. "Desde então nós desenvolvemos" disse Sébastien Foucan no documentário Jump London, "e realmente em toda a cidade lá estávamos; lá estava o parkour. Você precisa apenas olhar, você precisa apenas imaginar, como uma criança" descrevendo a visão do parkour.
No final da década de 1990, David Belle e Sébastien Foucan, dois nomes importantes, foram divergindo seus ideais até que se separaram por completo. Para Foucan, parkour é uma atividade mais ligada às filosofias orientais e seus movimentos estão baseados na autonomia e nas energias positivas, além de ser aberto a outras influências, tais como break dance. Com o documentário Jump London, o termo Free running foi criado e difundido. Desde então, o termo free running vem sendo usado para denominar a prática conforme divulgada por Foucan, ou seja, com inclusão de movimentos acrobáticos e ineficientes, do ponto de vista do conceito de utilidade, característico do método natural e do parkour.
Prática
Sem limitações de espaços para ser praticado, o parkour é acessível a todos, possibilitando o auto-conhecimento do corpo humano e mente como o desenvolvimento da força, resistência, coordenação motora, ao mesmo tempo que desenvolve a concentração, força de vontade, determinação e coragem — qualidades que favorecem o bem estar e a qualidade de vida, educando jovens ávidos por novas experiências. Um traceur ou traceuse é potencialmente um óptimo praticante de outras actividades físicas que necessitam de auto-controlo, agilidade, destreza, força, raciocino rápido e observação.
Equipamentos
Parkour oferece grande liberdade e custo mínimo para ser praticado, sendo recomendados os seguintes acessórios
• Calça leve
• Camiseta leve
• Tênis macio e com sola reta
Todos os equipamentos ou acessórios são opcionais.
Acidentes
Parkour requer absoluta concentração e consciência de seus obstáculos como: avaliação de distância, capacidade e risco. O conjunto mental é combinado ao controle e poder do corpo e do espírito. Os praticantes costumam adotar a seguinte frase para descrever parte de sua filosofia: "é ridículo procurar liberdade e acabar quebrado numa cadeira de rodas". Mesmo assim o parkour é uma arte que requer disciplina, treinando sua mente com bom-senso, e respeitando seus limites. Desse modo, acidentes podem ser amenizados ou até evitados.
São raros os acidentes relacionados a esta arte, mas podem ser graves — devido a se subestimarem os riscos da prática e à excitação dos jovens em fazer algo incrível que viram dos amigos, colegas ou vídeos na TV ou internet.
Movimentos
A definição básica da finalidade do parkour observando instintivamente nos remete à ideia de andar e correr; transpor obstáculos seria seu aperfeiçoamento, sua evolução.
Na cultura popular
• Os filmes "B-13 13º Distrito" e "B-13 ULtimato" mostram David Belle, que faz o personagem Leito, em várias cenas de parkour.
• No filme Casino Royale há cenas de parkour, com Sébastien Foucan logo nas primeiras cenas de ação.
• No videoclipe de David Guetta Vs The Egg, Love Don't Let Me Go, há alguma demonstração da prática.
• Madonna exibiu extensivamente free running em seu videoclipe das músicas Hung Up e Jump.
• No filme Filhos do Vento também há cenas de parkour e freerunning com integrantes do clã francês Yamakasi (Corpo forte nas línguas bantas).
• O filme Ong-Bak mostra no seu início cenas de parkour com o ator Tony Jaa correndo de bandidos dentro de uma feira.
• O filme "Yamakasi - Les samouraïs des temps modernes" ("Yamakasi - Os samurais dos tempos modernos", em português), no qual os membros do grupo Yamakasi são os personagens principais
• Na série portuguesa "Morangos Com Açúcar - Série V", transimitida diariamente na TVI, o parkour é apresentado como o desporto principal, praticado por três personagens protagonistas.
• No mangá brasileiro Turma da Mônica Jovem, Cascão é um praticante de Parkour e tem um vídeo de parkour no Youtubo (baseado em Youtube)
• Na novela Cama de Gato a abertura é realizada por pessoas fazendo Parkour, formando uma "cama de gato".
• No filme "O Justiceiro: zona de guerra" há três praticantes de parkour trabalhando como entregadores.
• No videoclipe do bon jovi "it's my life", há umas cenas de parkour
• No videoclipe de 3Doors Down "It's Not My Time", há cenas de parkour sendo usado para ganhar tempo no resgate de um acidente de carro

Jason Statham


Jason Michael Statham (Londres, 12 de setembro de 1967) é um ator e lutador de artes marciais britânico, mais conhecido por seus papéis nos filmes de Guy Ritchie, Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes, Revolver e Snatch - Porcos e Diamantes. Statham já apareceu como coadjuvante em diversos filmes norte-americanos, como Uma Saída de Mestre e Os Mercenários, bem como em papeis principais nos filmes Carga Explosiva, Adrenalina, Efeito Dominó, Rogue - O Assassino (onde contracenou com Jet Li) e Corrida Mortal. Statham normalmente não utiliza dublês para fazer cenas de luta.
Biografia
ao fato de que seus cafajestes anormais são mais do que criveis, são reais. Preferindo escolher para o elenco autenticidade ao invés de currículo, Ritchie pinça muitos de seus atores em figuras cults reais e crápulas do submundo londrino. O ator Jason Statham está entre os melhores deles.
Ex-competidor de saltos ornamentais olímpico, ex-modelo e vendedor do mercado negro, Statham começou a atuar em comerciais e em ‘teatro de rua’ – um eufemismo para enrolar turistas na Rua Oxford de Londres. Criado em Syndenham, Londres, ele era o segundo filho de um cantor de boate e uma cabeleireira que virou bailarina. Embora Statham tivesse um background familiar para ir direto para o mundo do entretenimento, ele obteve sucesso nos saltos ornamentais. Foi um membro da delegação britânica nas Olimpíadas de 1988. Esteve nas Olimpíadas de Seul, Coréia, e permaneceu no time nacional por 10 anos. No final da década de 90 um agente especializado em atletas colocou Statham em uma campanha de roupas pela Europa, da marca French Connection. Isso o levou para o comercial do jeans Levi's e um inicio da carreira de modelo. Statham também conseguiu uma fama local vendendo jóias roubadas e perfumes falsos em uma maleta. Assim, quando o proprietário da marca French Connection se tornou um dos maiores investidores do filme Lock, Stock, and Two Smoking Barrels, ele naturalmente apresentou-o a Ritchie.
Intrigado com o passado de Statham e impressionado por seu trabalho como modelo, Ritchie o convidou para um teste para um papel no filme. O diretor desafiou Statham a personificar um vendedor ilegal de ruas e o convenceu a vender uma peça de imitação de uma jóia de outro. Statham foi tão persuasivo que Ritchie comprou quatro jóias. Quando o diretor tentou devolver sua compra sem valor – dizendo que o ouro era aço - Statham foi tão graciosamente inflexível que Ritchie o contratou no ato.
O teste não ortodoxo resultou na estréia nas telas de Statham como Bacon, um dos quatro personanges principais de Lock, Stock, and Two Smoking Barrels, envolvido em um esquema ‘fique-rico-rapidamente' para pagar um debito de jogo. Bacon dava a disciplina das ruas, coias que os outros três personagens não tinham, e um senso de humildade crucial para o filme. Na comédia sobre crimes seguinte do diretor, Snatch, Ritchie recontratou Statham para o papel de Turkish. Com seu currículo amador, mas respeitável, Statham é atraente, urbano, imaculado e esperto o suficiente para encantar, até mesmo com sua falta de habilidade criminal. O papel começou como uma parte coadjuvante pequena diante de um elenco estelar, mas acabou se expandindo durante as filmagens. Quando Snatch estreou Statham estava com dois papeis, o de narrador e o chefe de anti-heróis.
Mas não foi a obra de Guy Ritchie que deu a performance de sucesso para Statham, em 2000. Foi quando fez sua estréia no cinema americano, no papel de um traficante, no filme Turn It Up. Em 2001 acabou filmando o sci-fi thriller de John Carpenter, Ghosts of Mars, e entrou para o elenco do filme de Jet Li, The One. Tem formação em artes marciais especialmente em Kickboxing que o possibilita executar varias de suas cenas de luta.

Michael Jai White


Michael Jai White (10 de Novembro de 1967) é um ator americano e um profissional de artes-marciais que atuou em vários filmes e séries.[1] Ele é o primeiro afro-americano a atuar como um super-herói das história em quadrinhos no cinema,[2] interpretando Al Simmons, o protagonista do filme de 1997, "Spawn, O Soldado do Inferno".
Filmes
• The Toxic Avenger Part II (1989)
• The Toxic Avenger Part III: The Last Temptation of Toxie (1989)
• Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Secret of the Ooze (1991)
• Soldado Universal (1992)
• Tyson (1995)
• O Preço da Fuga (1996)
• Spawn (1997)
• Ringmaster (1998)
• City of Industry(1998)
• Jogo de Ladrões (1998)
• Soldado Universal: O Retorno (1999)
• Canção da Liberdade (2000) (TV)
• Rede de Corrupção (2001)
• Prazer a Três (2002)
• Silver Hawk (2004)
• Kill Bill Vol. 2 (2004 - Participa de uma cena deletada)
• O Lutador (2005)
• Por Que Eu Me Casei? (2007)
• Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)
• Black Dynamite (2009)
• Consumido Pelo Ódio (2009)
• Por Que Eu Me Casei Também? (2010)
• Mortal Kombat: Rebirth (2010)
• Sucker Punch (2011)
• Quebrando as Regras 2 (2011)
• Universal Soldier: A New Dimension (2011)
• Shadow Vengeance (2011)
Videoclipes
• Busta Rhymes e Mariah Carey com The Flipmode Squad - "I Know What You Want" (2003)
• Nicki Minaj – "Your Love" (2010)
• Toni Braxton - "Hands Tied" (2010)
Séries de TV
• Alimento da Alma (2001 - 1 Episódio)
• Liga da Justiça Sem Limites (2006 - Dublador do Apocalypse na 2ª Temporada)
• Tyler Perry's House of Payne (2008 - 3 Episódios)
• Spawn: A Animação (2009 - Dublador de Barabbas)
• Bruce Lee - A Lenda (2008)
• The Boondocks (2010 - 5º Episódios da 3ª Temporada)

Scott Adkins - Filme o Lutador (Boika)

Scott Adkins (nascida em 17 de junho de 1976) é um Inglês ator e artista marcial que é talvez mais conhecido por interpretar Boyka em Undisputed II: Last Man Standing e Undisputed III: Redenção e Bradley Hume em Holby City e Ed Russell em Mile High . Adkins também apareceu em Dangerfield , Hollyoaks , O Torneio TV e muitas outras séries, assim como muitos filmes.

Vida pessoal

Adkins nasceu em Sutton Coldfield , perto de Birmingham , Inglaterra , em uma família que durante gerações foram açougueiros . Ele tem um irmão mais velho, Craig. A atleta natural, Scott teve uma variedade de esportes como ele cresceu, mas quando ele tinha 10 anos, ele acompanhou o pai eo irmão para o clube de Judo local, começando assim uma associação ampla, com várias artes marciais. carreira nas artes marciais Na idade de 14, Scott passou a treinar no Tae Kwon Do sob a instrução de Ron Sergiew com o TAGB Depois de alguns anos ele se mudou para kickboxing sob Anthony Jones [ desambiguação necessária ]. Ele agora está totalmente formado para o kickboxing Instrutor PKA Adkins tem uma faixa vermelha no taekwondo e faixa preta de kickboxing . Ele também é hábil em Wushu , Jujutsu e Judô .

Agindo carreira

Scott matriculados em um curso de teatro em Sutton Coldfield College . Na idade de 21 anos, Scott foi oferecido um lugar na Webber Douglas Academy of Dramatic Arts . No entanto, como um estudante pobre que ele achou difícil sobreviver sem uma bolsa, e foi forçado a sair sem concluir o curso. Seus profissionais primeira chance veio quando ele foi oferecido um papel em Hong Kong de filmes de artes marciais chamado de "Extreme Challenge" e encontrou-se no Oriente, pela primeira vez. Scott tem a chance de trabalhar com algumas das Kong principais diretores de cinema de ação de Hong incluindo Yeun Wo Ping, Cory Yuen, Sammo Hung e Jackie Chan . Atuando papéis começaram a entrar e foi-lhe oferecido um papel do convidado na BBC "doutores", filmado no Birmingham's Pebble Mill . Funções seguido BBC " EastEnders "e" Cidade Central ", comédia dramática Sky One" Mile High "e um papel regular na BBC" Holby City "como Bradley Hume, o assistente de gerente geral da Holby Geral. O primeiro papel de Scott líder em Isaac Florentine de "Ninja" foi lançado nos cinemas na Malásia Oct.29 de 2009, e foi lançado nos Estados Unidos em 02 de março de 2010.

Tony Jaa


BIOGRAFIA:
Panom Yeerum ou Tony Jaa nasceu em 5 de Fevereiro de de 1976 na província de Surin, Tailândia, mais conhecido no ocidente como West as Tony Jaa e na Tailândia como Jaa Panom, é um professor de artes marciais ator, coreógrafo e diretor.Tony Jaa, ator que interpreta Ting no filme de grande sucesso Ong Bak - Guerreiro sagrado. Atleta especialista em boxe Muay Thai.Tony Jaa foi eleito o melhor lutador dos cinemas desde Jackie Chan e Jet Li. Ficou conhecido na sociedade americana graças aos filmes Ong-Bak e O Protetor, além de ter feito o filme Nascido para Lutar e o filme Mortal Kombat. Mas foi em Ong Bak que Phanon Yeerum (Tony Jaa) viu seu nome estourar nas telas do cinema.Segundo nota publicada no site Rotten Tomatoes, Jaa está cotado para estrelar Drunken Master 3 ao lado do já notável Jackie Chan, que protagonizou os primeiros dois filmes da série. No provável longa, Tony Jaa seria um aprendiz e Chan, o mestre.
Os boateiros de platão garantem que o diretor Brett Ratner teria convidado o ator tailandês Tony Jaa (Ong Bak) e a atriz chinesa Gong Li (Miami Vice e Memórias de uma Gueisha) para participar de A Hora do Rush 3. Tony Jaa teria negado a proposta de participar de A Hora do Rush 3, pois está envolvido na sequência de Ong Bak (Ong Bak 2). Já Gong Li aparentemente apenas recusou a proposta.
As filmagens de A Hora do Rush 3 estão para começar e até agora apenas Jackie Chan e Chris Tucker estão confirmados no elenco principal do filme.
E outro filme envolvendo Jackie Chan, está sendo vitima de vários boatos... J&J Plan (nome provisório do filme que reunirá Jackie Chan e Jet Li) vem tendo várias especulações lançadas na internet. A mais recente delas diz que o diretor chines Zhang Yimou e Steven Spielberg estariam envolvidos no filme... Mas até agora nada foi confirmado sobre a produção de J&J Plan. E pelo jeito vai demorar um pouquinho para termos detalhes do filme.
FILMOGRAFIA:
Ong Bak - Guerreiro Sagrado
Ong Bak 2
Spirited Killer
Hanuman The Bodyguard
The Bodyguard 2
Sword
Mortal Kombat - A Aniquilaçao (Dublê de Robin Shou - Liu Kang)
O Protetor
Nascido para Lutar
Drunken Master 3

Muay Thai


Características
É conhecida mundialmente como a arte das oito armas, pois se caracteriza pelo uso combinado dos dois punhos + dois cotovelos + dois joelhos + duas 'canelas e pés', e associado a uma forte preparação física que a torna uma luta de contato total poderosa e eficiente.
Todo golpe do muay thai tem o objetivo de acabar com a luta através do nocaute (KO). As combinações de golpes são certeiras. Utilizam-se socos parecidos com os do boxe inglês, golpes com as 'canelas e pés', típicos desta luta, e também os joelhos e cotovelos. [carece de fontes?].
O muay thai vem ganhando cada vez mais praticantes, é uma luta que desenvolve um ótimo condicionamento físico e mental, concentração e auto-confiança. Além disso, o treinamento ajuda as crianças e adolescentes a terem maior poder de concentração nas suas atividades paralelas.
O muay thai é tão popular na Tailândia quanto o futebol no Brasil, o que torna a Tailândia a maior potência de tal esporte no mundo. Além de criadores do muay thai, os tailandeses também são os maiores lutadores do mundo nas categorias baixas indo de 100lb (equivalente a 45,4kg aproximadamente, mínimo permitido nos grandes estádios), até no máximo 70-75kg, devido à baixa estrutura dos mesmos. Existem algumas exceções como Kaoklai Kaennorsing, Yodsanklai, Buakaw Por. Pramuk, entre outros.
História
A história de muay thai caminha lado a lado com a história do povo tailandês. A origem de ambos é difícil de se descobrir, pois quando o exército birmanês invadiu e arrasou Ayutthaya em 1767, os arquivos de história tailandesa ficaram perdidos. Com eles, foi-se também muito da história do começo do boxe tailandês. O pouco que se sabe vem das escritas dos birmanes, registros de antigas visitas europeias e algumas das crônicas do reino de Lanna Chiangmai. (Ver: Linha do tempo das artes marciais)
Existem várias versões sobre a origem do boxe tailandês. A mais aceita pela maioria dos mestres de boxe tailandês e também por vários historiadores tailandeses é a seguinte:
A origem de seu povo é a província de Yunnan, nas margens do rio Yang Tsé na China Central. Muitas gerações atrás eles migraram da China para o local onde atualmente é a Tailândia em busca de liberdade e de terras férteis para agricultura. Do seu local de origem, a China, até o seu destino, os tailandeses foram constantemente hostilizados e sofreram muitos ataques de bandidos, de senhores da guerra, de animais, e também foram acometidos de muitas doenças. Para protegerem-se e manterem a saúde, eles criaram um método de luta chamado "chupasart".
Esse método de luta e auto-defesa fazia uso de diversas armas como por exemplo: espadas, facas, lanças, bastões, escudos, machados, arco e flecha, etc. No treino do chupasart, frequentemente ocorriam acidentes que causavam algumas vezes graves ferimentos aos praticantes. Para que eles pudessem treinar sem ferir-se, os tailandeses criaram um método de luta sem armas, o precursor do atual boxe tailandês. Assim eles podiam exercitar-se e treinar mesmo em tempos de paz e sem o risco de ferir-se. No início, o boxe tailandês era muito parecido com o kung fu chinês — um fato normal levando-se em conta a origem do povo tailandês. O antigo boxe tailandês utilizava-se de golpes com as palmas das mãos, ataques com as pontas dos dedos, imobilizações e mãos em garras para segurar o oponente. Com o tempo, ele foi modificando-se e transformou-se no estilo de luta que é hoje.
Antigamente, assuntos nacionais foram decididos em lutas de boxe tailandês. O primeiro grande registro sobre o boxe tailandês como luta e também como uma habilidade no campo de batalha, esta na época do rei Naresuan em 1584, um tempo conhecido como o período de Ayutthaya. Durante este período, todo soldado treinava boxe tailandês e deveria usar o método, como o rei também o fez. Lentamente, o boxe tailandês se mudou para longe de sua raiz, o chupasart, e técnicas novas da luta foram evoluindo. A mudança na arte foi continuada sob outro rei lutador — Prachao Sua, o Rei Tigre (ou Rei de Tigre). Ele amou o boxe tailandês tanto quanto amava a si mesmo; frequentemente lutava mascarado em locais de competição, e normalmente derrubava os campeões locais. Durante o reinado do Rei de Tigre a nação estava em paz. O rei manteve o exército ocupado ordenando o treinamento em muay thai. O interesse no esporte já era alto mas desde então o conceito do boxe tailandês havia aumentado consideravelmente. O boxe tailandês se tornou a favorita brincadeira e passatempo das pessoas, do exército e do rei. Fontes históricas mostram que as pessoas de todos os níveis e em momentos de suas vidas se reuniram para treinar em acampamentos. Ricos, pobres, jovem ou velhos, todos fizeram o treinamento no boxe tailandês em algum momento da vida. Hoje temos o que se pode chamar de boxe tailandês moderno.
As competições de lutas são antigas. Todas as aldeias organizavam seus prêmios e lutas, e tiveram seus campeões. Todos os torneios eram tanto uma competição de apostas como também de orgulho local. A tradição de apostar permaneceu no esporte e hoje são feitas em enormes somas de dinheiro. O boxe tailandês sempre foi popular, mas, como a maioria dos jogos esportivos, houve momentos em que estava mais na moda. No reinado do rei Rama V, muitos lutadores muay eram lutadores da guarda real. Esses pugilistas foram recompensados com títulos do exército pelo rei. Hoje os títulos, como Muen Muay Mee Chue de Chaiya ou Muen Muay Man Mudh de Lopburi são virtualmente intraduzíveis. Eles querem dizer algo comparável a "especialização na arte de bater". Na época eles foram admirados e respeitados por esses títulos. O período de Rama V foi outra idade dourada do boxe tailandês. Lutas nos acampamentos eram constantes e valorizadas, e o Comando Real recrutou os pugilistas mais talentosos para fazerem parte da guarda do rei. Os promotores das lutas começaram a fazer as grandes lutas que distribuiam grandes prêmios e honra aos seus vencedores. Isto emocionava as pessoas tanto quanto os torneios principais que hoje se fazem em Bangcoc, nas lutas em estádios. As lutas não eram feitas em ringues como nós conhecemos no atual boxe tailandês. Qualquer espaço disponível do tamanho certo era usado: um pátio, um descampado de aldeia, etc. As mudanças que o esporte sofreu foram radicais inclusive no uso de equipamentos. Por exemplo, lutadores tailandeses sempre usaram os chutes baixos. Um pontapé ou joelhada nos órgãos genitais, para os lutadores, eram um movimento perfeitamente legal até os anos 1930. Porém nessa época foi feita uma proteção de árvore, coqueiros ou conchas de mar onde envolveram o material com pedaços de pano amarrado entre as pernas e ao redor da cintura. Foi daí que surgiu a coquilha.
Em 1930 vieram as mudanças mais radicais no esporte. Foi então que se introduziram as regras e regulamentos de hoje. Cordas amarradas aos braços e mãos foram abandonados e luvas passaram a ser utilizadas pelos lutadores. Esta inovação também se deve ao respeito e ao sucesso crescente dos pugilistas tailandeses no estilo boxe inglês. Juntamente à introdução de luvas, vieram as classes de peso baseadas nas divisões do boxe inglês. Estas e outras inovações — como a introdução de cinco rounds — alteraram substancialmente as técnicas de luta que os pugilistas usavam, causando assim o desaparecimento de alguns lutadores importantes da época. Antes da introdução de classes de peso, um lutador poderia lutar com qualquer adversário de tamanho e peso diferentes. Porém, a introdução das classes de peso ajudou os lutadores a lutarem mais emparelhados e uniformemente, saindo de cada categoria um campeão. A maioria dos lutadores tailandeses pertencem às classes de peso mais baixas. Setenta por cento de todos os lutadores pertencem à mosca e divisões de pesos pequenos. Há médios e meio-pesados mas eles não são vistos com freqüência e as categorias mais pesadas raramente lutam.
Os estádios, antes dos ringues atuais, começaram durante o reinado de Rama VII, antes da Segunda Guerra Mundial. Durante a guerra, desapareceram gradualmente mas cresceram rapidamente logo depois — o muay thai não tinha perdido sua atração. Os pugilistas da parte norte do país uma vez mais estavam na direção da fama e fortuna em Bangcoc. A glória poderia ser encontrada em estádios como Rajadamnern e Lumpinee. Depois, eles passaram a lutar ao vivo pela televisão. O Canal 7 da Tailândia começou a exibir as lutas em cores há mais de 25 anos.
Hoje a antiga arte de batalha evoluiu para um esporte popular.
No Brasil, um dos melhores na atualidade é o tri-campeão brasileiro Urbano Shinnhan, mestre na luta, residente em São José dos Campos. Seu método de luta vem ganhando espaço devido á particularidade existente em seus métodos de treinamento. Ele é o responsavel pelo treinamento de artes marciais da Aeronáutica Brasileira (CTA).
Técnicas
As técnicas básicas do muay thai são os socos, chutes, joelhadas e cotoveladas. São usadas também técnicas de clinch e arremesso. O muay thai é uma arte de combate de contato total, onde a troca de golpes dos lutadores é constante.
Golpes básicos
• Socos (Mhad)
• Chutes (Dteh)
• Joelhadas (Khao)
• Cotoveladas (Sawk)
• Defesas (Pongkan)
• Clinchs (Plam)
Técnicas de chutes
Os chutes circulares e os chutes frontais são os dois chutes mais comuns no muay thai. O chute circular do muay thai foi assimilado por diversas outras artes marciais como por exemplo o kickboxing japonês. O chute circular usa um movimento rotatório do corpo inteiro.
Os lutadores de muay thai são treinados para bater sempre com a canela. A canela é a parte mais forte da perna do lutador. O pé contem muitos ossos finos e é muito mais propenso a lesões. Um lutador pode acabar se ferindo usando somente o pé como área de impacto. Os lutadores de muay thai condicionam cuidadosamente suas canelas em treinos no saco pesado e em sparring também, para melhor resistencia e força na hora da luta, os lutadores praticam suas caneladas em superfícies duras, como alguns tailandeses.
Essa técnica é conhecida como calejamento, que consiste em fragmentar ligeiramente o osso, para que uma camada extra de cálcio se sobreponha à parte fragmentada(processo natural do corpo), criando pequenos "calos" no osso, tornando-o assim mais resistente. Entretanto esse é um processo lento, que exige bastante tempo de treinamento para se alcançar resultados.
Técnicas com o cotovelo
O cotovelo pode ser usado em sete maneiras: horizontal, diagonal-para cima, diagonal-para baixo, ascendentes, descendente, para trás-girando e aérea.
• A cotovelada lateral pode ser usado como um movimento do revestimento ou como uma maneira de cortar o rosto do seu oponente de modo que o sangue possa obstruir sua visão. Essa é a maneira mais comum de se usar o cotovelo;
• As cotoveladas diagonais são mais rápidos do que os outros, mas são menos poderosos;
• As cotoveladas ascendentes e a aérea são as mais poderosas, mas são mais lentas e mais fáceis de evitar ou obstruir;
• A cotovelada descendente é usada geralmente quando o oponente abaixa-se.
Há também uma diferença distinta entre uma cotovelada única e uma cotovelada em sequência. A cotovelada única é um movimento de cotovelo independente de todos os outros movimentos, visto que uma cotovelada em sequência é a segunda batida do mesmo braço, sendo um gancho primeiramente com uma continuação do cotovelo. Tais cotoveladas, e a maioria das outras cotoveladas, são usados quando a distância entre lutadores se torna demasiado pequena e há pouco espaço para jogar um gancho na cabeça dos oponentes.
Técnicas defensivas
A defesa é uma coisa muito importante no muay thai e são usados os ombros, os braços e as pernas (canela) como um "escudo" para obstruir as técnicas do oponente. Obstruir é um elemento importante no muay thai e combina-se com o nível de condicionamento do praticante. Os chutes circulares baixos e circulares médios ao corpo são obstruídos normalmente com a canela. Os golpes na parte superior do corpo são obstruídas geralmente com o antebraço, ou se possível com a canela. Os chutes circulares médios podem também ser segurados, travando o oponente, e assim permitindo um ataque para derrubá-lo, ou jogar o oponente a distância.
O clinch
O clinch é aplicado prendendo-se o oponente em torno do pescoço ou em torno do corpo, eles não são separados e a luta continua com troca de joelhadas e cotoveladas. Geralmente em clinch também são usadas diversas técnicas de arremessar o oponente ao chão.
Tradições
• Khuen kru - Ritual de aceitação entre professor e aluno.
• Krop kru - Cerimônia que ocorre na Tailândia quando um aluno torna-se professor.
• Wai kru - Ritual de respeito ao professor (RTGS: Wai; lit. respeito e RTGS: Kru; lit. professor)
• Ram muay - Ritual que mantem os espíritos do mal à distância, usado sempre antes das lutas com finalidade de que nada de mal aconteça para o lutador e o seu mestre.
• Mongkon - Objeto que é colocado e retirado pelo professor na cabeça do lutador, para dar sorte.
• Pra jiad (Kruang) - Objeto em tecido trançado que vai ao braço esquerdo do lutador e que no ocidente simboliza a graduação. Na Tailandia, não há sistema de graduação e o pra jiad é usado como dedoração podendo conter um pequeno buda amarrado para dar sorte. Alguns lutadores amarram os fios de cabelo de seus mestres em sinal de honra ao mesmo.
Graduação
A gradução varia de federação e confederação. Na Tailândia não se utiliza graduação, há apenas a classificação de lutador amador e profissional (A,B ou C).

Yip Man


Yip Man - (Foshan, China da Dinastia Qing, 6 de Novembro de 1893 - Hong Kong, China, 2 de Dezembro de 1972) nasceu em uma família abastada, cujo templo era dirigido pelo Mestre Chan Wah Shun, "Wah, o Trocador de Dinheiro", do estilo Wing Chun (ou Ving Tsun) de Kung Fu.
Yip Man treinou com o Mestre Wah até o seu falecimento, três anos depois. Nessa época ele se mudou para Hong Kong para prosseguir os estudos de graduação.
Yip Man vivia se envolvendo em brigas onde sempre vencia graças à eficiência de seu Kung Fu. Um dia convidaram-no para enfrentar um senhor de seus 50 anos de idade, que diziam conhecer artes marciais.
Ele aceitou imediatamente e procurou o homem para desafiá-lo. Este o olhou de alto a baixo e sorriu, perguntando se ele havia treinado com o venerável Mestre Chan Wah Shun, de Fatshan e se ele já havia aprendido o Chum-Kiu (segunda forma do estilo Ving Tsun).
Yip Man não ouviu o que o homem dizia, pois teria percebido que apenas um conhecedor do estilo poderia saber esses detalhes. Vendo que não havia outra alternativa, o homem disse que Yip Man poderia atacar como quisesse, que ele tentaria não machucá-lo.
Isso enfureceu o adolescente, que atacou diversas vezes. O homem apenas esquivava seus golpes e o jogava ao chão até que Yip Man reconheceu sua derrota. O senhor finalmente se apresentou: era Leung Bik, o segundo filho do Grande Mestre Leung Jan, professor do Mestre de Yip Man.
Yip Man se desculpou e solicitou que o aceitasse como discípulo. Dessa forma Yip Man concluiu os estudos do Ving Tsun aos 24 anos, quando retornou a Foshan.
De volta à sua terra natal, foi acusado de desertor e de ter aprendido outro estilo de Kung Fu. Levou muito tempo para convencer seus colegas do encontro com Mestre Leung.
Yip Man, fiel à promessa feita ao seu Mestre, primeiramente se recusou a ter alunos. Depois da Segunda Guerra Mundial, já pai de família e com a sua fortuna arrasada pela guerra, voltou a Hong Kong para tentar ganhar a vida. Refinado e sem grandes dotes físicos, teve muita dificuldade para arranjar emprego.
Finalmente foi convencido por um amigo a dar aulas de Kung Fu na Associação dos Trabalhadores em Restaurantes de Hong Kong. Com o passar do tempo juntou um punhado de discípulos com os quais fundou sua primeira academia. Seus alunos, entre eles o famoso Bruce Lee enfrentaram muitos desafios que tornaram o Ving Tsun famoso e muito procurado.
Em 1967 ele fundou a Hong Kong Ving Tsun Athletic Association, entidade que ainda hoje representa aquele estilo em Hong Kong e foi o berço de todos os Grandes Mestres de Ving Tsun da atualidade.
Faleceu em 1972, vitimado por um câncer na laringe.

Bruce Lee


Bruce Lee, 李小龍 (São Francisco, 27 de novembro de 1940 — Hong Kong, 20 de julho de 1973) foi um ator, lutador, artista marcial, filósofo, diretor, roteirista e mestre em Artes Marciais de origem chinesa nascido nos Estados Unidos. Foi o fundador da arte marcial Jeet Kune Do. É considerado o artista marcial mais importante do século XX, seus filmes ajudaram a criar a "febre" das Artes Marciais, e foi o principal responsável pela popularização dos filmes de Hong Kong no mundo.
Biografia
Infância
No ano, no mês e na hora do lendário dragão chinês, Bruce Lee nasceu em São Francisco, Califórnia, durante uma passagem da Ópera Chinesa, da qual seus pais eram integrantes. Voltou para Hong Kong com apenas 3 meses de idade, cresceu e viveu lá até o fim de sua adolescência. Seu pai se chamava Lee Hoi-Chuen, e sua mãe, Grace Ho. Bruce foi o quarto de cinco filhos. Por seus pais serem artistas da Ópera Chinesa, Bruce atuou em vários filmes chineses durante sua infância.
Nomes
Lee recebeu o nome Lee Jun Fan, pelos seus pais que em Cantonês literalmente significa avigore São Francisco, em homenagem ao nome em chinês de seu local de nascimento, São Francisco, Califórnia. O nome Bruce foi dado por uma enfermeira do hospital em que Lee nasceu, também recebeu outro nome durante sua infância, Sai Feng, um nome típico feminino, usado normalmente para afastar a criança de maus espíritos.
O seu nome artístico foi Lee Siu Lung em Cantonês ou Li Xiao Long em Mandarim que literalmente significa Lee Pequeno Dragão, o nome foi dado por um diretor em 1950 de um filme cantonês no qual Lee atuou.
Família
O pai de Bruce, Lee Hoi Chuen foi um dos líderes da ópera cantonesa e um ator do cinema chinês, estava completando um ano de turnê com ópera cantonesa nas vésperas da invasão japonesa em Hong Kong durante a Segunda Guerra Mundial. Lee Hoi Chuen ficou em turnê nos Estados Unidos por muitos anos realizando apresentações em inúmeras comunidades chinesas. Lee Hoi Chuen decidiu voltar para Hong Kong depois que sua esposa deu à luz Bruce em 1940.
Dentro de poucos meses após retornarem, Hong Kong foi invadida e viveu 3 anos e 8 meses sob ocupação japonesa. A família Lee sobreviveu razoavelmente bem aos tempos de guerra, e após o fim da guerra, o pai de Bruce decidiu retomar sua carreira de ator e se tornou uma estrela ainda maior durante os anos de "reconstrução" de Hong Kong.
A mãe de Bruce Lee, Grace Ho pertencia a um dos clãs mais ricos e poderosos em Hong Kong, os Ho Tungs. Ela era a sobrinha de Sir Robert Ho Tung, o patriarca do clã e um importante empresário euroasiático de Hong Kong. Com isso, o jovem Bruce Lee cresceu num ambiente rico e privilegiado. Logo, pelo lado materno, Bruce Lee era familiar de Stanley Ho, um importante magnata de casinos de Macau.
Início nas artes marciais
Desde cedo Bruce Lee treinava Tai Chi com seu pai e também aprendeu Wing Chun dos 13 aos 18 anos com o famoso mestre Yip Man, no qual foi apresentado ao estilo pelo seu amigo William Cheung em 1954. Anos mais tarde, o próprio William Cheung disse que Bruce Lee evoluiu muito rápido no Wing Chun, ultrapassando em pouco tempo a habilidade de muitos alunos mais antigos. Bruce tinha uma facilidade acima do comum para aprender e executar os movimentos ensinados pelo seu mestre. Como em muitas das escolas de artes marciais na época, os alunos eram ensinados por outros alunos mais graduados. Mas Yip Man começou a treinar Lee em particular após alguns alunos se recusarem a treiná-lo, pelo fato de que sua mãe não era totalmente chinesa (o avô materno de Bruce era alemão e sua avó Chinesa) e a maioria dos chineses naquele tempo recusavam-se a ensinar artes marciais aos ocidentais e aos mestiços. Com isso, Bruce se beneficiou em ter os ensinamentos do mestre Yip, em particular.
Após a guerra, Hong Kong era um lugar difícil de se crescer. Havia diversas gangues pelas ruas da cidade e Lee foi muitas vezes forçado a lutar contra elas. Mas Bruce gostava de desafios um contra um e por diversas vezes enfrentou membros dessas gangues. Mesmo com o pedido de seus pais para que ele se afastasse desse cotidiano, pouco adiantou. Devido aos desafios que Bruce venceu as confusões vinham naturalmente até ele.
Deixando Hong Kong
Depois de estudar na Tak Sun School (ficava a dois quarteirões de sua casa na 218 Nathan Road, Kowloon) Lee entrou na rígida escola primária de La Salle College, em 1950 ou 1952 (com 12 anos). Por volta de 1956, devido ao baixo rendimento escolar e a seu péssimo comportamento, foi transferido para o Colégio St. Francis Xavier's College (ginásio), onde seria aluno do irmão Edward (foi condenado na Alemanha a passar o resto de seus dias em Hong Kong), um monge católico, professor e técnico da escola de boxe da equipe.
Na primavera de 1959, Lee participou de uma briga de rua onde a polícia foi chamada. Lee brigou, venceu e espancou o filho de uma temida família das Tríades. Finalmente o pai de Lee decidiu que seu filho deveria deixar Hong Kong para seguir uma vida mais segura e saudável nos Estados Unidos. Seus pais ficaram sabendo através da polícia que desta vez o oponente de Bruce Lee tinha antecedentes criminais, e havia a possibilidade de que sua gangue atacasse Bruce Lee. E que se Bruce voltasse a se envolver em brigas desse nível, poderia ser preso.
E em abril de 1959 eles decidiram mandá-lo para os Estados Unidos para se encontrar com sua irmã Agnes Lee, que já estava morando com amigos da família em São Francisco.
A Vida nos EUA
Aos 18 anos de idade, Bruce Lee foi para os Estados Unidos, com 100 dólares no bolso e 2 títulos de campeão de Boxe de 1957 e 1958 de Hong Kong. Depois de viver em São Francisco por vários meses, ele se mudou para Seattle no outono de 1959, para continuar seus estudos e trabalhou para Ruby Chow como garçom e lavador de pratos em seu restaurante.
Ruby era esposa de um amigo de seu pai. Seu irmão mais velho Peter Lee também acolheu Bruce Lee em Seattle para uma pequena estadia. Em dezembro de 1960, Lee concluiu o ensino médio e recebeu seu diploma da Edison Technical School (agora Seattle Central Community College, localizado em Capitol Hill, Seattle).
Em março de 1961, matriculou-se na Universidade de Washington e estudou filosofia. Também estudou teatro e psicologia. Foi na Universidade de Washington que conheceu sua futura esposa, Linda Emery, com quem se casaria em agosto de 1964.
Bruce teve dois filhos com Linda, Brandon Lee e Shannon Lee.
Jun Fan Kung Fu
Lee começou a ensinar artes marciais nos Estados Unidos em 1959. Ele dava aulas de Jun Fan Kung Fu (literalmente Kung Fu de Bruce Lee). Foi basicamente as técnicas do Wing Chun, com algumas ideias de Lee. Ensinou diversos amigos que se reuniam em Seattle, começando pelo lutador de Judô Jesse Glover, que mais tarde se tornaria seu primeiro instrutor assistente. Lee abriu a sua primeira escola de artes marciais, com o nome de Lee Jun Fan Gung Fu Institute, em Seattle.
Bruce Lee saiu da faculdade na primavera de 1964 e se mudou para Oakland para morar com James Yim Lee. Juntos, eles fundaram a segunda escola de artes marciais Jun Fan em Oakland. James Lee também foi responsável por apresentar Bruce Lee a Ed Parker, fascinado pelo mundo da arte marcial e organizador do (Long Beach) Torneio Internacional de Karatê onde Bruce Lee seria mais tarde "descoberto" por um produtor de Hollywood.
Aptidão física
Bruce Lee era conhecido pela sua aptidão física e desenvolvimento avançado dos músculos do corpo. Seus exercícios e treinamentos cumpridos com dedicação tornaram-no tão forte quanto uma pessoa de seu porte poderia ficar.
Depois de sua luta com Jack Wong Man, em 1965, Lee se focou totalmente no treinamento de artes marciais. Sentia que muitos artistas marciais de sua época não passam tempo suficiente treinando o condicionamento físico. Bruce incluiu em seus exercícios de condicionamento todos os elementos da força e da aptidão muscular, resistência muscular, resistência cardiovascular e flexibilidade. Tentou técnicas tradicionais de musculação para construir músculos volumosos ou aumentar a massa muscular. No entanto, Lee teve o cuidado de advertir que a preparação mental e espiritual era fundamental para o sucesso do treinamento físico nas habilidades de artes marciais.


Lee no filme The Way of the Dragon de 1972.
Os abdominais de Bruce Lee
De todas as partes do corpo que Bruce Lee desenvolveu, os seus músculos abdominais eram os mais espetaculares: sólidos como pedra ao toque, profundamente cortados e altamente definidos. Bruce acreditava que os abdominais eram um dos mais importantes grupos musculares para um artista marcial já que virtualmente todo movimento requer algum grau de trabalho abdominal.
Ele sentia que muitos artistas marciais daqueles dias não tinham aptidão física necessária para acompanhá-lo. A esposa de Lee, Linda Emery, afirma que o seu falecido marido "era um fanático por treinos abdominais. Estava sempre a fazer sit-ups, abdominais, movimentos de cadeira romanos, elevações de perna, e V-ups."
De acordo com algumas notas iniciais de Lee, o seu treino diário abdominal incluía:
• Torção de Cintura - quatro séries de 90 repetições.
• Sentar para cima (sit-ups) com torções - quatro séries de 20 repetições.
• Elevações de perna - quatro séries de 20 repetições.
• Torções inclinadas - quatro séries de 50 repetições.
• Pontapés em posição de rã - quatro séries de 50 repetições.
Jeet Kune Do
O Jeet Kune Do se originou em 1965 em uma luta controversa com Wong Jack Man, que era contra a ideia de Lee em ensinar artes marciais a não-orientais. Após cerca de três minutos de combate (alguns dizem 20 - 25 min), Wong Jack Man foi derrotado. Lee concluiu que a luta durou tempo demais e que não tinha demonstrado todo seu potencial usando as técnicas do Wing Chun. Considerou que as técnicas tradicionais de artes marciais eram muito rígidas e formalistas para serem usadas em situações de violência nas ruas. Lee decidiu desenvolver um sistema com ênfase na "praticidade, flexibilidade, rapidez e eficiência". Começou a usar métodos diferentes de treinamento, como treinamento de peso para a força, corrida de resistência, alongamento para a flexibilidade, e muitos outros que foi adaptando periodicamente.
Lee enfatizou o que chamou de "o estilo sem estilo". Este consistia em livrar-se da abordagem formalizada e Lee alegou que era uma mistura de estilos tradicionais. Lee sentiu que o sistema que no momento chama-se Jun Fan Gung Fu ainda era bastante restritivo e, finalmente, evoluiu para Jeet Kune Do ou o Caminho do punho interceptor.
Long Beach e Campeonatos de Lutas
A convite de Ed Parker, Lee apareceu em 1964 no Long Beach International Karate Championships para apresentações de suas flexões sobre os dedos (usando o polegar e o dedo indicador). No mesmo evento em Long Beach, também apresentou o famoso "soco de uma polegada".
Seu voluntário para a demonstração do soco foi Bob Baker de Stockton, Califórnia. "Eu disse a Bruce que não faria esse tipo de demonstração de novo", lembrou. "Quando ele me deu um soco da última vez, eu tive que ficar em casa sem trabalhar, porque a dor no peito era insuportável."
Foi em 1964 em um campeonato onde Lee conheceu o mestre de taekwondo, Jhoon Rhee. Os dois desenvolveram uma amizade - uma relação em que ambos se beneficiaram como artistas marciais. Jhoon Rhee ensinou seu chute lateral a Lee, e em retribuição Lee o ensinou o seu "soco telegráfico".
Lee também apareceu em 1967, no Long Beach International Karate Championships e realizou diversas apresentações, incluindo o famoso soco "imparável" contra o campeão mundial de karatê, Vic Moore. Lee disse que ia dar um soco em seu rosto, e tudo o que Moore tinha que fazer era tentar bloqueá-lo. Lee deu alguns passos para trás e perguntou se Moore estava pronto, Moore faz sinal positivo com a cabeça, Lee então deu um soco em linha reta diretamente para o rosto de Moore, e parou antes do impacto. Em oito tentativas, Moore não conseguiu bloquear qualquer dos socos.
Carreira artística
O pai de Lee, Hoi-Chuen era um famoso astro da ópera cantonesa. Bruce foi introduzido em filmes em uma idade muito jovem e apareceu em vários curtas ainda em preto-e-branco quando era criança. Lee teve seu primeiro papel ainda como um bebê. Na época em que tinha 18 anos, ele já tinha aparecido em vinte filmes.
Nos Estados Unidos entre 1959 e 1964, Lee abandonou os pensamentos de uma carreira no cinema em favor da dedicação total às artes marciais. William Lee Dozier o convidou para uma audição após assistir uma de suas apresentações de artes marciais. Lee impressionou tanto os produtores com sua agilidade que ganhou o papel de Kato ao lado de Van Williams na série de TV O Besouro Verde. O show durou apenas uma temporada, de 1966 a 1967. Além disso apareceu diversas vezes em participações em várias séries televisivas, incluindo Ironside (1967) e Here Come the Brides (1969). Em 1969, Lee fez uma breve aparição em seu primeiro filme estadunidense Marlowe onde interpretava um capanga contratado para intimidar o detetive particular Philip Marlowe (interpretado por James Garner), esmagando o seu escritório com chutes e socos. Em 1971, Lee atuou em quatro episódios da série de televisão Longstreet como o instrutor de artes marciais do personagem principal Mike (interpretado por James Franciscus).
De acordo com declarações feitas por Bruce Lee, e também por Linda Lee após a morte de Bruce, em 1971, Bruce lançou uma série de televisão de sua autoria intitulado "A Warrior", discussões que também foram confirmados pela Warner Bros. Segundo Cadwell, no entanto, a ideia de Lee foi adaptada e rebatizada de Kung Fu, mas a Warner Bros não lhe deu nenhum crédito. Em vez disso o papel do monge Shaolin do Velho Oeste, foi dado ao então não-artista marcial David Carradine pelo medo de um heroi chinês não agradar ao público.
Não estando satisfeito com seus papéis de apoio nos EUA, Lee retornou para Hong Kong. Sem saber que "O Besouro Verde" tinha sido exibido e feito muito sucesso em Hong Kong sendo oficialmente chamado de "O Show do Kato", foi surpreendido ao ser reconhecido na rua como a "estrela" do show. Então lhe foi oferecido um contrato de cinema pelo lendário diretor Raymond Chow para estrelar dois filmes produzidos por sua produtora Golden Harvest. Lee atuou seu primeiro papel principal em O Dragão Chinês (1971) que foi um enorme sucesso de bilheteria em toda a Ásia e o lançou ao estrelato. Logo em seguida atuou em A Fúria do Dragão (1972) que quebrou os recordes de bilheteria anteriormente estabelecidos pelo Dragão Chinês. Tendo terminado o seu primeiro contrato de dois anos, Lee negociou um novo contrato com a Golden Harvest. E depois formou sua própria companhia Concord Productions Inc, com Chow. Para o seu terceiro filme, O Vôo do Dragão (1972), foi dado o controle completo de produção do filme como o escritor, diretor, astro e coreógrafo das cenas de luta. Em 1964, em uma demonstração em Long Beach, Califórnia, Lee tinha encontrado o campeão de Karate Chuck Norris. Em O Vôo do Dragão, Lee e Norris apresentam aos espectadores uma luta final em pleno Coliseu, de Roma que é considerada uma das mais memoráveis da história dos filmes de luta.
No final de 1972, Lee começou a trabalhar em seu quarto filme, O Jogo da Morte. Começou a filmar algumas cenas, incluindo sua sequência de luta com a estrela do basquete estadunidense Kareem Abdul-Jabbar de 2,18m, um ex-aluno. A produção foi interrompida quando a Warner Brothers ofereceu a oportunidade de Lee estrelar em Operação Dragão, o primeiro filme a ser produzido em conjunto pela Golden Harvest e Warner Bros. Este filme seria o foguete de Lee para a fama na Europa e nos Estados Unidos, no entanto, apenas alguns meses após a conclusão do filme e 6 dias antes do seu lançamento 26 de julho de 1973, Lee morreu misteriosamente. Posteriormente, Operação Dragão se tornaria uma das maiores bilheterias do ano e Lee uma lenda das artes marciais. Foi feita com o custo de $ 850.000 em 1973 (equivalente a US $ 4 milhões). Até à data, Operação Dragão arrecadou mais de $ 200 milhões no mundo inteiro. O filme provocou uma febre pelas artes marciais, simbolizadas em canções como "Kung Fu Fighting" e programas de TV como o Kung Fu.
Robert Clouse, o diretor de Operação Dragão, e Raymond Chow tentou terminar O Jogo da Morte, filme incompleto que Lee também foi escalado para escrever e dirigir. Lee tinha feito mais de 100 minutos de gravação, incluindo outtakes, para o Jogo da Morte antes da ser filmagem interrompida para lhe permitir trabalhar em Operação Dragão. Além de Abdul-Jabbar, George Lazenby, mestre de Hapkido Ji Han Jae Lee e outro praticante, Dan Inosanto também apareceram no filme.
Filmografia
• The Big Boss (Dragão Chinês) (1971)
• Fist of Fury (A Fúria do Dragão) (1971)
• The Way of the Dragon (O Vôo do Dragão) (1972)
• Game of Death (Jogo da Morte) (1973)
• Game of Death 2 (Jogo da Morte 2) (1973)
• Enter the Dragon (Operação Dragão) (1973)
Filosofia:
Embora Lee seja mais conhecido como um artista marcial, também estudou teatro e filosofia, enquanto estava na Universidade de Washington. Estava bem e tinha lido uma extensa quantidade de livros. Seus próprios livros sobre artes marciais e filosofia de combate são conhecidos pelas suas afirmações filosóficas, tanto dentro como fora dos assuntos sobre artes marciais. Sua filosofia eclética, muitas vezes espelhando suas crenças, lutas, embora afirmou que suas artes marciais eram apenas uma metáfora para tais ensinamentos. Acreditava que qualquer conhecimento o levou ao auto-conhecimento, e disse que seu método escolhido foi a auto-expressão das artes marciais. Suas influências incluem o taoísmo, Jiddu Krishnamurti, e do Budismo. Quando perguntado por Little John, em 1972, qual era sua religião, Lee respondeu: "Nenhuma." Também em 1972, quando perguntado se acreditava em Deus, ele respondeu: Para ser sincero, eu realmente não sei.
A Morte
Em 10 de Maio de 1973, Lee desmaiou no estúdio Golden Harvest, enquanto fazia o trabalho de dublagem para o filme Operação Dragão. Ele sofreu convulsões e dores de cabeça e foi imediatamente levado para um hospital de Hong Kong, onde os médicos diagnosticaram edema cerebral. Eles foram capazes de reduzir o inchaço com a administração de manitol. Esses mesmos sintomas que ocorreram em seu primeiro colapso depois foram repetidos no dia da sua morte.
Em 20 de julho de 1973, Lee foi a Hong Kong, para um jantar com o ex-James Bond George Lazenby, com quem pretendia fazer um filme. Segundo sua esposa, Linda Lee, Lee encontrou o produtor Raymond Chow às 2 da tarde em casa, para discutir a realização do filme Jogo da Morte. Eles trabalharam até as 4 da tarde e depois dirigiram juntos para a casa da colega Lee Betty Ting, uma atriz de Taiwan. Os três passaram o script em casa e, em seguida Chow se retirou.
Mais tarde, Lee se queixou de uma dor de cabeça, e Ting deu-lhe um analgésico, Equagesic, que incluía aspirina e um relaxante muscular. Cerca de 7:30 da noite, foi se deitar para dormir. Quando Lee não apareceu para jantar, Chow chegou ao apartamento, mas não viu Lee acordado. Um médico foi chamado, que passou dez minutos tentando reanimá-lo antes de enviá-lo de ambulância ao hospital. Lee foi dado como morto no momento em que chegou ao hospital.
Não houve lesão externa visível, porém de acordo com relatórios da autópsia, o seu cérebro tinha inchado consideravelmente, passando de 1.400 a 1.575 gramas (um aumento de 13%). Lee tinha 32 anos. A única substância encontrada durante a autópsia foi Equagesic. Em 15 de outubro de 2005, Chow declarou em uma entrevista que Lee morreu de hiperalergia ao relaxante muscular "Equagesic", que ele descreveu como um ingrediente comum em analgésicos. Quando os médicos anunciaram a morte de Lee oficialmente, o país considerou uma enorme "desgraça".
A controvérsia ocorreu quando o Dr. Don Langford, que foi médico pessoal de Lee em Hong Kong e o havia tratado durante seu primeiro colapso acreditava que o "Equagesic não foi único remédio envolvido no primeiro colapso de Bruce."
No entanto o professor RD Teare, um cientista forense da Scotland Yard que supervisionou mais de 1000 autópsias, foi o perito superior designado para o caso Lee. Sua conclusão foi que a morte foi causada por um edema cerebral agudo devido a uma reação aos compostos presentes na prescrição de remédios como o Equagesic.
Sua esposa Linda voltou para sua cidade natal, Seattle, e foi enterrado no lote 276 do Cemitério Lakeview. Seu caixão foi carregado no funeral em 31 de julho de 1973 por Taky Kimura, Steve McQueen, James Coburn, Chuck Norris, George Lazenby, Dan Inosanto, Peter Chin, e seu irmão Robert Lee.
A morte de Lee ainda é um tema de controvérsia.
Conspirações
Devido a seu status de mito, começaram a circular teorias de que ele havia sido envenenado pelas Tríades, enquanto outros acreditavam que um cabal secreto de mestres de artes marciais matou Lee por ter revelado muitos segredos aos não-orientais, Lee dizia que através da artes marciais a cultura oriental teria a chance de ser respeitada e reconhecida.
Houve ainda rumores de uma maldição hereditária sobre a família Lee, que afetou mais um membro em 1993, quando o seu filho, Brandon Lee, foi morto em um acidente estranho durante as filmagens do filme O Corvo.
A explicação oficial é que Bruce Lee teve uma reação adversa aos remédios que havia tomado para a sua dor de cabeça, o que causou um edema cerebral, matando o ator.
Personagens em sua homenagem
Devido a ser uma lenda das artes marciais, alguns artistas marciais fictícios em diversas mídias foram criados com base em Bruce Lee, todos praticantes de Kung Fu ou Jeet Kune Do (exceto nos casos de Rock Lee da série Naruto e Hitmonlee da série Pokemon, pois o anime Naruto tem lugar num mundo fictício e apesar de Rock Lee ser visivelmente uma homenagem a Bruce Lee, os estilos Kung-Fu e Jeet Kune Do não existem em seu mundo, o que se aplica também ao mundo de Hitmonlee). Alguns deles são:
• Dragon, no jogo de arcade Kuri Kinton, de 1988.
• Kenshirou, do anime Hokuto no ken.
• Fei Long da série de videogames Street Fighter.
• Liu Kang da série de videogames Mortal Kombat.
• Marshall Law e Forest Law da série de videogames Tekken.
• Maxi da série de videogames Soul Calibur.
• Abyo da série Pucca (possivelmente também o seu pai, o policial Bruce).
• Rock Lee e Might Guy do anime Naruto
• Kim Dragon, da série de videogames World Heroes.
• Hitmonlee da versão ocidental da série de jogos/anime Pokémon (não é homenagem no original).
• Tetsuo da série de videogames Gekido urban fighters.
• Chie Satonaka da série de videogames Persona 4
• Fei-On do game Saga Frontier para Playstation
• Lee Pailong do anime/mangá Shaman King.
• Shang-Chi, o mestre do Kung-Fu Marvel Comics, "Quadrinhos

Michelle Yeoh


Michelle Yeoh Choo-Kheng (nascido em 06 de agosto de 1962) é uma Kong, Malásia Hong atriz e dançarina,conhecida por realizar o seu próprio dublê no filme de ação que a levou à fama no início dos anos 1990.
Nascido em Ipoh , na Malásia, ela é baseada em Hong Kong e foi escolhido pela revista People como uma das 50 Pessoas Mais Bonitas do Mundo em 1997 .
Ela é mais conhecida no mundo ocidental por sua atuação em 1997 James Bond filme Tomorrow Never Dies , jogando Wai Lin , e as múltiplas Academy Award -winning chinês ação filme "Crouching Tiger, Hidden Dragon" , para o qual ela foi indicada ao BAFTA por " Melhor Atriz ". Em 2008, o crítico de cinema site Rotten Tomatoes classificou-a a maior heroína de ação de todos os tempos.
Ela é creditada como Michelle Khan em alguns de seus filmes anteriores. Esse apelido foi escolhido pelo estúdio D & B, que pensei que poderia ser mais comercializável, e oeste público internacional. Yeoh depois preferiu usar seu nome real.

Vida e carreira
Michelle Yeoh Choo Kheng nasceu de uma destacada etnia chinesa família em Ipoh , na Malásia, em 06 de agosto de 1962. Seus pais são Janet Yeoh Yeoh e Kian Teik, um advogado e MCA político. Ela gostava de dançar desde cedo, a partir de balé com a idade de quatro. Aos 15 anos, ela se mudou com seus pais para a Inglaterra, onde ela estava matriculada em um colégio interno. Yeoh mais tarde estudou na Royal Academy of Dance de Londres, especializando-se em balé. No entanto, uma lesão medular a impediu de se tornar uma bailarina profissional, e ela transferiu a sua atenção à coreografia e outras artes. Mais tarde, ela recebeu um diploma de bacharel em Artes com ênfase em Teatro.
Em 1983, na idade de 21 anos, Yeoh ganhou o Miss Malásia concurso de beleza . Ela também foi a representante da Malásia em 1983 a Miss Mundo, concurso em Londres. De lá, ela apareceu em uma televisão comercial , com Jackie Chan , que chamou a atenção de um jovem de Hong Kong empresa de produção cinematográfica, a D & B Films.
da carreira Yeoh em Hong Kong começaram com alguns comerciais para a Charles Jourdan , em frente de ação do filme heróis Jackie Chan e Chow Yun-fat antes de ser oferecido um contrato de cinema. A marca Charles Jourdan foi tratado pela D & B Group em Hong Kong, dirigido pelo futuro marido Yeoh, Dickson Poon. Em 1988 , ela se retirou de agir depois de se casar Poon. Três anos depois, o casal se divorciou e Yeoh voltou a atuar em 1992. Seu primeiro filme após o retorno foi Police Story 3: Super Cop , que foi parcialmente filmado em Kuala Lumpur , Malásia Yeoh modelado para a The Body Shop e L'Oréal
Fama alargada
Yeoh começou sua carreira no cinema atuando em ação e artes marciais filmes como Sim, Senhora , em 1985, a Heroic Trio em 1993, e Yuen Woo-ping filmes Tai Chi Master e Wing Chun em 1994. Yeoh não teve formal de artes marciais de formação e ela confia em seu treinamento e instrutores de dança, e faz sua própria luta e, acima de seu próprio dublê
Yeoh aprendi Inglês e Malay antes cantonense , e não conseguem ler os caracteres chineses, conseqüentemente ela aprendeu as linhas de Crouching Tiger, Hidden Dragon foneticamente .
Ela estrelou o James Bond filme Tomorrow Never Dies como Wai Lin (1997). Natasha Henstridge foi rumores de ser escalado para o levar Bond girl papel, mas acabou Yeoh foi confirmada. Brosnan ficou impressionado, descrevendo-a como uma atriz maravilhosa " "quem era" sério e comprometido com seu trabalho ". Ele se referia a ela como uma "mulher de James Bond", em referência às suas habilidades de combate. Ela queria voltar para executar seu próprio dublê, mas foi impedido porque o diretor Roger Spottiswoode , era muito perigoso. Ainda assim ela se apresentou todas as suas cenas de luta. A partir daí, ela foi oferecido o papel de Serafim nas duas continuações de Matrix , mas ela não pôde aceitar devido a um conflito de agenda (o Matrix escritores depois mudou para Seraph um personagem masculino e elenco Collin Chou no papel). Em 2002, ela produziu o seu Inglês primeiro filme, O Toque através de sua própria produtora, a mítica Films.
Em 2005 , estrelou como o Yeoh Mameha graciosa na adaptação cinematográfica de Memórias de uma Gueixa , e ela continuou a sua obra em língua Inglês em 2007, com luz do sol . Em 2008, Michelle Yeoh também estrelou no filme de ação e fantasia A Múmia: Tumba do Imperador Dragão " , com Brendan Fraser e Jet Li .
Em 2010, ela estrelou no Reino de Assassinos , seu primeiro retorno ao wuxia gênero desde Crouching Tiger, Hidden Dragon .
Vida pessoal
Yeoh foi casada com o empresário de Hong Kong Dickson Poon, dono de empresas como a Harvey Nichols e Charles Jourdan. Ela é budista.
Em março de 2008, ela visitou Vietname para filmar um documentário para a Prevenção de Lesões da Ásia (Fundação AIPF). Em 31 de julho de 2008, ela confirmou a notícia de que ela estava noiva de Jean Todt , figura de destaque no automobilismo, durante uma entrevista com Craig Ferguson , da CBS's The Late Late Show .
Pierrefort 2009 : Jean Todt, Michelle Yeoh e Pierrefort do prefeito avec na frente da casa de número 15 na Rua Jean Todt
Yeoh também é um apoiante e embaixador da China em Salvar Tigres do projeto o compromisso de proteger a extinção do tigre do Sul da China .
Prêmios, honras e estilos
Em 19 de abril de 2001, foi agraciado com o Yeoh Darjah Datuk Paduka Mahkota Perak ( DPMP ), que carrega o título Dato ' pelo sultão Azlan Shah, o Sultão de Perak , seu estado natal, em reconhecimento da fama que ela trouxe para o estado. O prêmio foi dado em conjunto com o 73o aniversário do sultão celebrações.
Em 25 de novembro de 2002, ela foi homenageada como as pessoas Outstanding Young do Mundo (TOYP) (Cultural Achievement) pela JCI (Junior Chamber International).
Em 23 de abril de 2007, o presidente francês, Jacques Chirac, concedeu-lhe Chevalier de la Légion d'honneur . A decoração foi entregue a ela em uma cerimônia realizada em Kuala Lumpur em 03 de outubro de 2007.