Free running (abreviado como 3 Run) é uma atividade física, onde os praticantes (Runners) usam o ambiente disponível para a execução de movimentos baseados em liberdade e estética. Muitos praticantes consideram a prática como um esporte. Segundo algum destes, o Free Running se aproxima mais de uma atividade artística, o que o diferencia do Parkour, mas também requer um grande desempenho e mentalidade.
O Free Running incorpora movimentos dinâmicos de deslocamento do Parkour incrementados por acrobacias diversas, como movimentos de ginástica artística, "Tricking" e "Street Shunts", criando um rápido e estético modo de deslocamento. É praticado preferencialmente em ambientes que disponibilizem diversos obstáculos.
Sua criação é geralmente atribuída ao Sébastien Foucan e ao grupo Urban Free Flow, e geralmente é tido como uma arte não utilitária (conceito questionável), por fazer uso de técnicas de acrobacias, que requerem grande preparo físico e controle corporal, como saltos mortais e acrobacias, comum entende utilizados em Ginástica Olímpica ou de Acrobacias de Solo Circenses.
O Free Running é uma arte que requer desempenho corporal extremo e desenvolvimento físico. Algumas acrobacias, como o Árabe ou o Double Leg, derivam de alguns esportes e artes marciais, tais como a Ginástica Olímpica e a Capoeira. Não deve ser executado em locais fechados ou pequenos, pois é preciso espaço, tempo e concentração.
Essa pratica ainda é pouca conhecida no Brasil, mas vem ganhando muitos seguidores assim como o Parkour. Existem fatores que diferenciam as duas atividades, sendo o Parkour baseado em superar obstáculos o mais rápido possível e o Free Running baseado no teor artístico e estético dos movimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário