quarta-feira, 18 de maio de 2011
Muay Thai
Características
É conhecida mundialmente como a arte das oito armas, pois se caracteriza pelo uso combinado dos dois punhos + dois cotovelos + dois joelhos + duas 'canelas e pés', e associado a uma forte preparação física que a torna uma luta de contato total poderosa e eficiente.
Todo golpe do muay thai tem o objetivo de acabar com a luta através do nocaute (KO). As combinações de golpes são certeiras. Utilizam-se socos parecidos com os do boxe inglês, golpes com as 'canelas e pés', típicos desta luta, e também os joelhos e cotovelos. [carece de fontes?].
O muay thai vem ganhando cada vez mais praticantes, é uma luta que desenvolve um ótimo condicionamento físico e mental, concentração e auto-confiança. Além disso, o treinamento ajuda as crianças e adolescentes a terem maior poder de concentração nas suas atividades paralelas.
O muay thai é tão popular na Tailândia quanto o futebol no Brasil, o que torna a Tailândia a maior potência de tal esporte no mundo. Além de criadores do muay thai, os tailandeses também são os maiores lutadores do mundo nas categorias baixas indo de 100lb (equivalente a 45,4kg aproximadamente, mínimo permitido nos grandes estádios), até no máximo 70-75kg, devido à baixa estrutura dos mesmos. Existem algumas exceções como Kaoklai Kaennorsing, Yodsanklai, Buakaw Por. Pramuk, entre outros.
História
A história de muay thai caminha lado a lado com a história do povo tailandês. A origem de ambos é difícil de se descobrir, pois quando o exército birmanês invadiu e arrasou Ayutthaya em 1767, os arquivos de história tailandesa ficaram perdidos. Com eles, foi-se também muito da história do começo do boxe tailandês. O pouco que se sabe vem das escritas dos birmanes, registros de antigas visitas europeias e algumas das crônicas do reino de Lanna Chiangmai. (Ver: Linha do tempo das artes marciais)
Existem várias versões sobre a origem do boxe tailandês. A mais aceita pela maioria dos mestres de boxe tailandês e também por vários historiadores tailandeses é a seguinte:
A origem de seu povo é a província de Yunnan, nas margens do rio Yang Tsé na China Central. Muitas gerações atrás eles migraram da China para o local onde atualmente é a Tailândia em busca de liberdade e de terras férteis para agricultura. Do seu local de origem, a China, até o seu destino, os tailandeses foram constantemente hostilizados e sofreram muitos ataques de bandidos, de senhores da guerra, de animais, e também foram acometidos de muitas doenças. Para protegerem-se e manterem a saúde, eles criaram um método de luta chamado "chupasart".
Esse método de luta e auto-defesa fazia uso de diversas armas como por exemplo: espadas, facas, lanças, bastões, escudos, machados, arco e flecha, etc. No treino do chupasart, frequentemente ocorriam acidentes que causavam algumas vezes graves ferimentos aos praticantes. Para que eles pudessem treinar sem ferir-se, os tailandeses criaram um método de luta sem armas, o precursor do atual boxe tailandês. Assim eles podiam exercitar-se e treinar mesmo em tempos de paz e sem o risco de ferir-se. No início, o boxe tailandês era muito parecido com o kung fu chinês — um fato normal levando-se em conta a origem do povo tailandês. O antigo boxe tailandês utilizava-se de golpes com as palmas das mãos, ataques com as pontas dos dedos, imobilizações e mãos em garras para segurar o oponente. Com o tempo, ele foi modificando-se e transformou-se no estilo de luta que é hoje.
Antigamente, assuntos nacionais foram decididos em lutas de boxe tailandês. O primeiro grande registro sobre o boxe tailandês como luta e também como uma habilidade no campo de batalha, esta na época do rei Naresuan em 1584, um tempo conhecido como o período de Ayutthaya. Durante este período, todo soldado treinava boxe tailandês e deveria usar o método, como o rei também o fez. Lentamente, o boxe tailandês se mudou para longe de sua raiz, o chupasart, e técnicas novas da luta foram evoluindo. A mudança na arte foi continuada sob outro rei lutador — Prachao Sua, o Rei Tigre (ou Rei de Tigre). Ele amou o boxe tailandês tanto quanto amava a si mesmo; frequentemente lutava mascarado em locais de competição, e normalmente derrubava os campeões locais. Durante o reinado do Rei de Tigre a nação estava em paz. O rei manteve o exército ocupado ordenando o treinamento em muay thai. O interesse no esporte já era alto mas desde então o conceito do boxe tailandês havia aumentado consideravelmente. O boxe tailandês se tornou a favorita brincadeira e passatempo das pessoas, do exército e do rei. Fontes históricas mostram que as pessoas de todos os níveis e em momentos de suas vidas se reuniram para treinar em acampamentos. Ricos, pobres, jovem ou velhos, todos fizeram o treinamento no boxe tailandês em algum momento da vida. Hoje temos o que se pode chamar de boxe tailandês moderno.
As competições de lutas são antigas. Todas as aldeias organizavam seus prêmios e lutas, e tiveram seus campeões. Todos os torneios eram tanto uma competição de apostas como também de orgulho local. A tradição de apostar permaneceu no esporte e hoje são feitas em enormes somas de dinheiro. O boxe tailandês sempre foi popular, mas, como a maioria dos jogos esportivos, houve momentos em que estava mais na moda. No reinado do rei Rama V, muitos lutadores muay eram lutadores da guarda real. Esses pugilistas foram recompensados com títulos do exército pelo rei. Hoje os títulos, como Muen Muay Mee Chue de Chaiya ou Muen Muay Man Mudh de Lopburi são virtualmente intraduzíveis. Eles querem dizer algo comparável a "especialização na arte de bater". Na época eles foram admirados e respeitados por esses títulos. O período de Rama V foi outra idade dourada do boxe tailandês. Lutas nos acampamentos eram constantes e valorizadas, e o Comando Real recrutou os pugilistas mais talentosos para fazerem parte da guarda do rei. Os promotores das lutas começaram a fazer as grandes lutas que distribuiam grandes prêmios e honra aos seus vencedores. Isto emocionava as pessoas tanto quanto os torneios principais que hoje se fazem em Bangcoc, nas lutas em estádios. As lutas não eram feitas em ringues como nós conhecemos no atual boxe tailandês. Qualquer espaço disponível do tamanho certo era usado: um pátio, um descampado de aldeia, etc. As mudanças que o esporte sofreu foram radicais inclusive no uso de equipamentos. Por exemplo, lutadores tailandeses sempre usaram os chutes baixos. Um pontapé ou joelhada nos órgãos genitais, para os lutadores, eram um movimento perfeitamente legal até os anos 1930. Porém nessa época foi feita uma proteção de árvore, coqueiros ou conchas de mar onde envolveram o material com pedaços de pano amarrado entre as pernas e ao redor da cintura. Foi daí que surgiu a coquilha.
Em 1930 vieram as mudanças mais radicais no esporte. Foi então que se introduziram as regras e regulamentos de hoje. Cordas amarradas aos braços e mãos foram abandonados e luvas passaram a ser utilizadas pelos lutadores. Esta inovação também se deve ao respeito e ao sucesso crescente dos pugilistas tailandeses no estilo boxe inglês. Juntamente à introdução de luvas, vieram as classes de peso baseadas nas divisões do boxe inglês. Estas e outras inovações — como a introdução de cinco rounds — alteraram substancialmente as técnicas de luta que os pugilistas usavam, causando assim o desaparecimento de alguns lutadores importantes da época. Antes da introdução de classes de peso, um lutador poderia lutar com qualquer adversário de tamanho e peso diferentes. Porém, a introdução das classes de peso ajudou os lutadores a lutarem mais emparelhados e uniformemente, saindo de cada categoria um campeão. A maioria dos lutadores tailandeses pertencem às classes de peso mais baixas. Setenta por cento de todos os lutadores pertencem à mosca e divisões de pesos pequenos. Há médios e meio-pesados mas eles não são vistos com freqüência e as categorias mais pesadas raramente lutam.
Os estádios, antes dos ringues atuais, começaram durante o reinado de Rama VII, antes da Segunda Guerra Mundial. Durante a guerra, desapareceram gradualmente mas cresceram rapidamente logo depois — o muay thai não tinha perdido sua atração. Os pugilistas da parte norte do país uma vez mais estavam na direção da fama e fortuna em Bangcoc. A glória poderia ser encontrada em estádios como Rajadamnern e Lumpinee. Depois, eles passaram a lutar ao vivo pela televisão. O Canal 7 da Tailândia começou a exibir as lutas em cores há mais de 25 anos.
Hoje a antiga arte de batalha evoluiu para um esporte popular.
No Brasil, um dos melhores na atualidade é o tri-campeão brasileiro Urbano Shinnhan, mestre na luta, residente em São José dos Campos. Seu método de luta vem ganhando espaço devido á particularidade existente em seus métodos de treinamento. Ele é o responsavel pelo treinamento de artes marciais da Aeronáutica Brasileira (CTA).
Técnicas
As técnicas básicas do muay thai são os socos, chutes, joelhadas e cotoveladas. São usadas também técnicas de clinch e arremesso. O muay thai é uma arte de combate de contato total, onde a troca de golpes dos lutadores é constante.
Golpes básicos
• Socos (Mhad)
• Chutes (Dteh)
• Joelhadas (Khao)
• Cotoveladas (Sawk)
• Defesas (Pongkan)
• Clinchs (Plam)
Técnicas de chutes
Os chutes circulares e os chutes frontais são os dois chutes mais comuns no muay thai. O chute circular do muay thai foi assimilado por diversas outras artes marciais como por exemplo o kickboxing japonês. O chute circular usa um movimento rotatório do corpo inteiro.
Os lutadores de muay thai são treinados para bater sempre com a canela. A canela é a parte mais forte da perna do lutador. O pé contem muitos ossos finos e é muito mais propenso a lesões. Um lutador pode acabar se ferindo usando somente o pé como área de impacto. Os lutadores de muay thai condicionam cuidadosamente suas canelas em treinos no saco pesado e em sparring também, para melhor resistencia e força na hora da luta, os lutadores praticam suas caneladas em superfícies duras, como alguns tailandeses.
Essa técnica é conhecida como calejamento, que consiste em fragmentar ligeiramente o osso, para que uma camada extra de cálcio se sobreponha à parte fragmentada(processo natural do corpo), criando pequenos "calos" no osso, tornando-o assim mais resistente. Entretanto esse é um processo lento, que exige bastante tempo de treinamento para se alcançar resultados.
Técnicas com o cotovelo
O cotovelo pode ser usado em sete maneiras: horizontal, diagonal-para cima, diagonal-para baixo, ascendentes, descendente, para trás-girando e aérea.
• A cotovelada lateral pode ser usado como um movimento do revestimento ou como uma maneira de cortar o rosto do seu oponente de modo que o sangue possa obstruir sua visão. Essa é a maneira mais comum de se usar o cotovelo;
• As cotoveladas diagonais são mais rápidos do que os outros, mas são menos poderosos;
• As cotoveladas ascendentes e a aérea são as mais poderosas, mas são mais lentas e mais fáceis de evitar ou obstruir;
• A cotovelada descendente é usada geralmente quando o oponente abaixa-se.
Há também uma diferença distinta entre uma cotovelada única e uma cotovelada em sequência. A cotovelada única é um movimento de cotovelo independente de todos os outros movimentos, visto que uma cotovelada em sequência é a segunda batida do mesmo braço, sendo um gancho primeiramente com uma continuação do cotovelo. Tais cotoveladas, e a maioria das outras cotoveladas, são usados quando a distância entre lutadores se torna demasiado pequena e há pouco espaço para jogar um gancho na cabeça dos oponentes.
Técnicas defensivas
A defesa é uma coisa muito importante no muay thai e são usados os ombros, os braços e as pernas (canela) como um "escudo" para obstruir as técnicas do oponente. Obstruir é um elemento importante no muay thai e combina-se com o nível de condicionamento do praticante. Os chutes circulares baixos e circulares médios ao corpo são obstruídos normalmente com a canela. Os golpes na parte superior do corpo são obstruídas geralmente com o antebraço, ou se possível com a canela. Os chutes circulares médios podem também ser segurados, travando o oponente, e assim permitindo um ataque para derrubá-lo, ou jogar o oponente a distância.
O clinch
O clinch é aplicado prendendo-se o oponente em torno do pescoço ou em torno do corpo, eles não são separados e a luta continua com troca de joelhadas e cotoveladas. Geralmente em clinch também são usadas diversas técnicas de arremessar o oponente ao chão.
Tradições
• Khuen kru - Ritual de aceitação entre professor e aluno.
• Krop kru - Cerimônia que ocorre na Tailândia quando um aluno torna-se professor.
• Wai kru - Ritual de respeito ao professor (RTGS: Wai; lit. respeito e RTGS: Kru; lit. professor)
• Ram muay - Ritual que mantem os espíritos do mal à distância, usado sempre antes das lutas com finalidade de que nada de mal aconteça para o lutador e o seu mestre.
• Mongkon - Objeto que é colocado e retirado pelo professor na cabeça do lutador, para dar sorte.
• Pra jiad (Kruang) - Objeto em tecido trançado que vai ao braço esquerdo do lutador e que no ocidente simboliza a graduação. Na Tailandia, não há sistema de graduação e o pra jiad é usado como dedoração podendo conter um pequeno buda amarrado para dar sorte. Alguns lutadores amarram os fios de cabelo de seus mestres em sinal de honra ao mesmo.
Graduação
A gradução varia de federação e confederação. Na Tailândia não se utiliza graduação, há apenas a classificação de lutador amador e profissional (A,B ou C).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário