domingo, 5 de junho de 2011
Georges Hebert "Metodo Natural" - Parkour
Nascido em 27 Abril de 1875 em Paris e, ainda antes da primeira guerra mundial, tornou-se oficial da marinha destacado na cidade Francesa de Saint Pierre. Em 1902, a cidade cai, vítima duma catastrófica erupção vulcânica e, heroicamente, Hebert coordena o salvamento e resgate de 700 pessoas vitimas deste desastre. Esta experiência tece um efeito muito profundo em Hebert, reforçando a sua crença que as capacidades atléticas devem ser combinadas com coragem e altruísmo. Aqui nasce o seu lema: Ser forte para ser útil.
Tendo viajado por todo o mundo, Hebert ficou sobretudo impressionado com o desenvolvimento físico e a capacidade de movimento dos indígenas na África e em outras regiões do mundo. Os seus corpos eram esplêndidos, flexíveis, torneados e resistentes, no entanto, o seu instrutor era apenas a natureza.
Ainda no mar, Hebert começou a sistematizar um método de treino para a cultura física, padronizado nas habilidades dos indígenas que havia encontrado.
Retornado à França, Hebert torna-se um instrutor de educação física no colégio de Reims, onde começa a definir os princípios do seu próprio sistema de educação física e a criar aparelhos e exercícios para ensinar o seu método natural. Além do regime de treino "natural" que previamente havia observado na África, Hebert também foi inspirado pelas representações clássicas do corpo humano encontradas nas estátuas greco-romanas e pelos ideais de ginástica da Grécia antiga.
O sistema de Hebert rejeitava outros métodos de treino tão populares, como o método Sueco de educação física, que à Ele, parecia não ter capacidade de desenvolver o corpo humano harmoniosamente e especialmente incapaz de preparar os seus estudantes para os requisitos morais da vida.
Do mesmo modo, Hebert acreditava que, ao concentrar-se em competição e performance, os esportes divergiam da educação física tanto na sua parte fisiológica como na habilidade de criar valores morais.
Este grande instrutor físico falece em 2 de Agosto de 1957 em Tourgéville, Calvados , deixando-nos um método de treino fantástico como herança.
Entendendo o Método Natural
Georges Hébert:
• "No senso puramente "físico", o Método Natural promove as qualidades de resistência orgânica, muscularidade e velocidade, em função de poder andar, correr, pular, movimento quadrúpede, escalar, andar em equilíbrio, arremessar, levantar, defender-se, e nadar."
• "No senso "viril" ou energético, o sistema consiste em ter energia suficiente, força de vontade, coragem, frieza, e fermeté ("firmeza")."
• "No senso "moral", a educação, pela elevação das emoções, conduz ou mantem a fibra moral de uma forma útil e benéfica."
"Método Natural, no seu sentido mais abrangente, precisa ser considerado como o resultado dessas três forças em particular; é uma síntese do físico, viril e moral. Reside não só nos músculos e na respiração, mas acima de tudo na "energia" que é usada, na determinação que direciona e no sentimento que guia."
Posteriormente esse método se tornou padrão e base de treinamento militar internacional.
Nos dias atuais essa prática do Atleta Natural volta a ganhar destaque. Sem dúvida a prática do Parkour, de origem principalmente na filosofía do MN, vem popularizando de forma gradativa esse tipo de treinamento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário